4 horas atrás 1

Entenda como o controle da diabetes melhora a vida sexual e a fertilidade do homem

Segundo ele, o descontrole dos níveis de açúcar nary sangue pode danificar os nervos da região genital e de outras partes bash corpo, dificultando e até impedindo a saída bash líquido.

"A situação impacta na fertilidade bash homem e em sua satisfação sexual. O quadro é preocupante, porque surge quando arsenic lesões causadas pela doença são irreversíveis. Alterações na próstata também causam o quadro", diz.

Dia Mundial bash  diabetes reforça conscientização sobre a doença

Dia Mundial bash diabetes reforça conscientização sobre a doença

Quais são os primeiros sinais de que a diabetes está afetando a vida intersexual bash homem?

Segundo o médico, os sintomas iniciais são leves e menos frequentes. "O homem começa a perceber que a ereção não é mais tão firme ou não dura o suficiente até o last da relação. Isso acontece, porque a diabetes provoca um dano progressivo nos vasos sanguíneos e nos nervos responsáveis pela ereção".

Outro sintoma precoce, de acordo com ele, é a diminuição da sensibilidade peniana, consequência da neuropatia diabética. Além disso, o paciente pode notar alterações na ejaculação, como um orgasmo menos intenso ou pequeno atraso nary tempo ejaculatório e, em casos mais avançados, pode ocorrer a ejaculação retrógrada, chamada popularmente de orgasmo seco.

Diabetes pode gerar orgasmo seco e reduzir a libido — Foto: Freepik

Ele também alerta que em alguns casos, especialmente nary diabetes tipo 2, a testosterona pode cair, reduzindo a libido.

"A ausência da ejaculação nary ápice da relação intersexual indica que algo está errado com o corpo masculino. O diabetes é um dos problemas que causam o quadro", explica.

É mais comum nary tipo 1 ou 2?

  • Tipo 1: quando o corpo não produz insulina, o sistema imunológico ataca e destrói arsenic células bash pâncreas que produzem a insulina;
  • Tipo 2: quando o corpo não produz ou não usa a insulina bem. É possível desenvolvê-lo em qualquer idade, até mesmo durante a infância. No entanto, esse tipo ocorre com mais frequência em pessoas de meia-idade e mais velhas. Ele é o tipo mais comum de diabetes, atingindo até 90% dos pacientes que têm a doença.

Danton Mello é embaixador de movimento contra a diabetes

Danton Mello é embaixador de movimento contra a diabetes

Agora, com a explicação, Rafael Ambar: "A ejaculação retrógrada — que é quando o orgasmo ocorre sem saída de sêmen — aparece mais frequentemente na diabetes tipo 1, especialmente em pacientes com muitos anos de doença e alguma neuropatia autonômica já instalada".

"Outras situações, como a disfunção erétil, por exemplo, são mais comuns nos pacientes com diabetes tipo 2, porque esse grupo normalmente apresenta obesidade, colesterol alto e hipertensão, fatores que aceleram o dano vascular", explica.

Retirar parte da próstata evita o orgasmo seco?

O orgasmo seco também pode estar relacionado a doenças na próstata como hiperplasia prostática benigna (HPB), segundo Ambar. O problema ocorre, porque o órgão aumenta de volume, alterando a anatomia da uretra e impedindo a ejaculação.

Anatomia da próstata — Foto: Unsplash

Logo, retirar parte da próstata pode evitar o problema? Segundo o especialista, não! "A remoção de parte dela, como ocorre na ressecção transuretral, a RTU, não previne o orgasmo seco. Pelo contrário, essa cirurgia costuma aumentar o risco de ejaculação retrógrada, porque interfere nary mecanismo que impede o sêmen de voltar para a bexiga durante o orgasmo".

"Em alguns procedimentos mais modernos e menos invasivos, como Urolift ou Rezum, que a diminuem, há mais preservação da ejaculação, mas não existe garantia absoluta. Portanto, a ideia de que tirar um pedaço da próstata evitaria o orgasmo seco é um mito", esclarece.

Ele também fala mais sobre o tratamento da HPB: "Pode ser feito com medicamentos orais, nos casos mais leves, e, nos graves, com cirurgia para retirada parcial da próstata. As técnicas minimamente invasivas são arsenic mais indicadas para tratar o problema, pois estão associadas à preservação da capacidade de ejaculação".

Todo homem diabético terá orgasmo seco?

Lendo tudo anteriormente, podemos entender então que todo homem diabética terá orgasmo seco, certo? Não, refuta o especialista. "Na realidade, a maioria dos homens diabéticos nunca terá".

"O que pode acontecer é a diabetes mal controlada, ao longo de anos, causar lesões nos nervos responsáveis pelo controle da ejaculação, levando à ejaculação retrógrada. Estima-se que aproximadamente 15% dos diabéticos apresentem algum grau mais significativo de disfunção ejaculatória, ou seja, é uma complicação possível, mas longe de ser inevitável", explica.

No Brasil existem de 15 a 16 milhões de pacientes com diabetes — Foto: Freepik

Como manter o desejo de ser pai?

Homens com dificuldade ou que não ejaculam, interessados em se tornarem pais, podem recorrer à captação cirúrgica de espermatozoides e a fertilização successful vitro, explica o médico.

Pai e filho — Foto: Unsplash

O feto pode nascer com alguma anomalia ou não interfere na qualidade bash espermatozoide?

Segundo o especialista, esse é outro mito comum entre arsenic pessoas. Ele explica que a diabetes pode, sim, alterar o sêmen, causando redução da motilidade (capacidade de movimento ou locomoção) e aumento da fragmentação bash DNA espermático, podendo dificultar a gravidez ou aumentar o risco de aborto precoce.

Entretanto, caso ocorra a fecundação e a gestação evolua, o risco de malformações não aumenta por conta da diabetes bash pai. As principais preocupações nesse aspecto recaem sobre a saúde da mãe e seu controle glicêmico nary início da gestação, explica o médico.

Gravidez — Foto: Suhyeon Choi/Unsplash

Mulheres diabéticas podem ter os mesmos problemas?

Segundo o médico, sim, embora se manifestem de forma diferente. Ele explica que a mulher diabética pode ter redução da lubrificação vaginal, dor na relação, diminuição da sensibilidade genital e até dificuldade para atingir o orgasmo.

"Isso ocorre por mecanismos parecidos: neuropatia, piora bash fluxo sanguíneo genital e alterações hormonais", fala.

Mulheres diabéticas podem ter dificuldade para atingir o orgasmo — Foto: Freepik

Descoberta mais cedo, ajuda nary tratamento

Ambar diz que o perfect é procurar por avaliação com urologista, especializado na saúde sexual, para diagnóstico e tratamento. A investigação rápida e adequada geralmente evita que a situação se torne irreversível.

"Geralmente, os pacientes desconhecem a gravidade bash quadro. Por isso, devem procurar por atendimento quanto antes, principalmente aqueles que desejam se tornarem pais, na tentativa de recuperar a capacidade de ejacular", conclui.
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro