1 mês atrás 10

'Entendo que há espaço para os juros caírem', afirma Haddad

Eu acho que a inflação no Brasil vai ser igual ou menor do que do ano passado. Portanto, mesmo com o repique que deu no dólar no fim do ano [passado], já está voltando para patamares próximos do teto da banda.
Fernando Haddad, ministro da Fazenda

Ministro avalia que Galípolo "herdou um problema" da diretoria anterior. Segundo Haddad, o nome indicado por Lula para comandar a autoridade monetária, assumiu desde dezembro, ainda vai se reunir com os outros diretores do Copom (Comitê de Política Monetária) e decidir pelo melhor caminho. "Ele tem os quatro anos de mandato dele e ele vai, na minha opinião, entregar um resultado consistente para o Brasil", afirmou.

Ele disse que bastidores da transição do BC ainda serão revelados. Haddad reforçou ainda que Galípolo enfrentou um processo de transição conturbado até assumir a cadeira de Roberto Campos Neto, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. "Foi uma transição muito complexa, Segundo o ministro, a história "vai ser contada no momento adequado" e representa mais uma das crises "artificialmente construídas" que a equipe econômica "dribla" todas as semanas.

Isso vai vir à tona, porque os personagens vão poder contar o que aconteceu no ano passado, o que aconteceu lá na XP, em Washington.
Fernando Haddad, ministro da Fazenda

Haddad destacou a competência dos diretores do Banco Central. O ministro se antecipou às eventuais críticas sobre a redução dos juros em ano eleitoral para estimular a economia e defendeu o papel dos integrantes do Copom. "Ninguém ali está brincando. As pessoas indicadas para a diretoria são pessoas competentes. Todo mundo é do ramo, tanto é que nenhuma indicação do presidente Lula foi criticada."

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro