10 meses atrás 15

Entre a fúria e o medo: Lula busca maioria num Congresso acossado pela investigação sobre emendas; apuração pode embolar reforma

Segundo presidentes de partidos ouvidos pelo blog, deputados, senadores e prefeitos estão divididos entre a fúria e o medo. O motivo? As investigações sobre emendas parlamentares bash chamado Orçamento Secreto.

O Congresso distribuiu cerca de R$ 50 bilhões só nary último ano, debaixo de critérios parcos e, há dois anos, considerados ilegais pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A farra das emendas foi interrompida pelo ministro Flávio Dino, que dando continuidade a caso inicialmente tocado pela ministra aposentada Rosa Weber, travou a execução dos pagamentos e mandou a PF investigar arsenic dezenas de indícios de desvio de dinheiro público.

Inicialmente, o Congresso reagiu com indignação raivosa. Agora, admite um presidente de partido, o clima é de medo.

"Todo mundo (no Congresso) está irritado, mas também agora com muito medo. Ninguém sabe onde isso vai parar. E não fica só nary Congresso. O que falam é em uma 'Lava Jato das emendas'", diz o líder partidário.

Como a distribuição dos recursos foi, por anos, centralizada em figuras muito proeminentes nary Congresso, como o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o ex-presidente bash Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), a sensação é a de que o avanço das apurações tende a azedar um ambiente já conturbado entre o governo e o Parlamento.

A situação é tal que os próprios parlamentares já admitem que houve, nas palavras de um deles, "certo descontrole".

Um outro presidente de partido detalha que começa a circular entre os próprios políticos acusações contra colegas que teriam feito mau uso bash dinheiro público.

"A relação Judiciário - Governo e Legislativo está tensa e é muito difícil de isso mudar. As apurações indicam muito dinheiro para entidade que não existe. Agora que começou a mexer, o Dino indica que vai até o fim. Está difícil projetar um cenário de tranquilidade", analisa outro presidente de sigla bash centrão.

PF investiga fraudes em licitações e desvio de dinheiro de emendas parlamentares; vereador joga mala de dinheiro pela janela para escapar de flagrante

PF investiga fraudes em licitações e desvio de dinheiro de emendas parlamentares; vereador joga mala de dinheiro pela janela para escapar de flagrante

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro