1 semana atrás 6

Episódio extra do Café da Manhã trata da prisão preventiva de Jair Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu preventivamente Jair Bolsonaro (PL), na manhã deste sábado (22), em Brasília. A medida foi determinada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, sob justificativa de garantia da ordem pública, depois da convocação de uma vigília pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Segundo Moraes, o chamado para a vigília repete o modus operandi das milícias digitais bolsonaristas e o ato poderia inviabilizar o cumprimento de medidas ligadas ao trânsito em julgado do processo da trama golpista —especulava-se que Bolsonaro poderia passar a cumprir a pena em regime fechado no começo da semana que vem. O ministro do STF também citou risco de fuga e uma tentativa de violação da tornozeleira eletrônica.

Na sexta (21), a defesa do ex-presidente havia pedido que ele fosse mantido em prisão domiciliar por motivos de saúde. Neste sábado, os advogados disseram que a decisão coloca a vida de Bolsonaro em risco, que estão perplexos e que vão recorrer. Moraes determinou que ele tenha atendimento médico em tempo integral e em regime de plantão na Superintendência da Polícia Federal, onde será mantido por enquanto.

O episódio extra do Café da Manhã explica a prisão preventiva preventiva de Jair Bolsonaro. A repórter da Folha Marianna Holanda e a colunista Mônica Bergamo contam bastidores da detenção e da decisão de Moraes, relatam as primeiras reações e dizem quais são os próximos passos.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gustavo Simon e Magê Flores, com produção de Gabriela Mayer, Gustavo Luiz e Laura Lewer. A edição de som é de Lucas Monteiro e Raphael Concli.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro