Os questionamentos estão sendo feitos a funcionários que trabalham no Conselho de Segurança Nacional (NSC, na sigla em inglês) da Casa Branca e também envolvem perguntas sobre eventausi contribuições políticas e postagens em redes sociais que poderiam ser consideradas comprometedoras, afirmou ainda a fonte à AP.
Alguns desses funcionários chegaram inclusive a recolher seus pertences por conta da abordagem. Eles teriam sido questionados também sobre uma eventual lealdade a Trump, mesmo após terem recebido indicações de que permaneceriam no NSC no novo governo.
A tática de Waltz é garantir que o conselho seja composto por pessoas que apoiem a agenda do republicano.
Também há um temor de que, no caso de uma "limpa", os novos funcionários do conselho fiquem menos propensos a contrariar políticas sugeridas pelo governo Trump.
O atual conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, defendeu que a próxima administração Trump mantenha funcionários de carreira do governo no NSC pelo menos no início do novo mandato.
Os membros do NSC que estão sendo questionados sobre sua lealdade são, em grande parte, especialistas em suas áreas, designados à Casa Branca por agências federais —como o Departamento de Estado, o FBI e a CIA— por períodos que geralmente duram de um a dois anos.
Se removidos do NSC, eles retornariam às suas agências de origem.
A triagem dos funcionários civis começou na semana passada, disse segundo a autoridade ouvida pela AP.
Alguns foram questionados sobre sua orientação política por indicados de Trump que atuarão como diretores no conselho e que, semanas antes, haviam pedido que eles permanecessem em seus postos.
Waltz disse ao Breitbart News na semana passada que “todos vão renunciar às 12h01 do dia 20 de janeiro”. Ele acrescentou que queria que o NSC fosse composto por pessoas que estivessem “100% alinhadas com a agenda do presidente”.
Um funcionário da transição de Trump, falando sob condição de anonimato para discutir questões de pessoal, disse que a administração sentia ser “totalmente apropriado” buscar oficiais que compartilhassem a visão do presidente eleito e se concentrassem em metas comuns.
O NSC foi criado como um braço da Casa Branca durante o governo Truman, com a função de assessorar o presidente em questões de segurança nacional e política externa, além de coordenar as agências governamentais.
É comum que especialistas designados ao NSC permaneçam na transição entre administrações, mesmo quando há mudança de partido na Casa Branca.
Sullivan observou que, quando Biden assumiu o cargo em 2021, herdou a maior parte de sua equipe do NSC da administração Trump. “Essas pessoas foram incríveis”, disse Sullivan. “Eram muito boas.”
Durante o primeiro mandato de Trump, dois oficiais militares de carreira destacados no NSC se tornaram denunciantes, levantando preocupações sobre a ligação de Trump em 2019 com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy.
Segundo a denúncia, o então presidente republicano buscava uma investigação sobre Biden e seu filho Hunter. Esse episódio levou ao primeiro impeachment de Trump.
Alexander Vindman, que ouviu a ligação em sua função no NSC, ficou alarmado com o que ouviu e relatou suas preocupações a seu irmão gêmeo, Eugene, então advogado de ética no NSC. Ambos relataram o caso aos superiores.
Alexander Vindman declarou na sexta-feira que a abordagem da equipe de Trump para o pessoal do NSC “terá um efeito inibidor sobre os funcionários seniores em todo o governo”. Ele acrescentou: “Profissionais talentosos, receosos de serem demitidos por posições de princípio ou por oferecer conselhos objetivos, se autocensurarão ou desistirão de servir.”
Os dois irmãos foram elogiados pelos democratas como patriotas por se manifestarem e criticados por Trump como insubordinados. Eugene Vindman foi eleito em novembro como democrata para representar o 7º Distrito Congressional da Virgínia.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
31
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/1/y/8g7n4sRhCQZkA27nVPuQ/design-sem-nome-2025-11-05t112848.801.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/1/W/eGgoUpTJWxbg2Lhgy4nA/251028-info-cerco-dos-eua-no-caribe-atualizado.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Z/6/4obAftSBqSJFYRQdgeGg/angela-eleanor-lyle-gittens-2048x1365.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro