Se você acha que ficar sem Internet por alguns minutos já é um drama, imagine ficar desconectado por causa de uma idosa, armada apenas com uma pá. Foi que aconteceu na Armênia em 2011, quando a "cortadora de cabos" improvisada deixou milhões de pessoas offline por horas. E não foi um caso isolado: ao longo dos anos, a rede mundial literalmente parou por acidentes inusitados, mas também por razões delicadas como terremotos, conflitos políticos e até revoltas populares. Relembre seis casos ao redor do mundo:
Sem Internet? Confira 6 vezes em que a conexão parou em alguma parte do mundo — Foto: Arte/TechTudo Em 2011, uma senhora de 75 anos da Geórgia, não está familiarizada com a Internet, cortou acidentalmente um cabo de fibra óptica usado como principal canal de distribuição na vizinha Armênia, no sudoeste da Ásia. A idosa estava procurando cobre para vender como sucata quando sua pá atingiu o fio.
Cabe contextualizar que a Geórgia fornecia 90% da Internet da Armênia, cuja população era de 3,2 milhões de pessoas na época. Isso significa que, na teoria, cerca de 2,9 milhões de internautas armênios ficaram fora da rede por até 12 horas. Partes da própria Geórgia e do Azerbaijão também foram afetadas.
Segundo reportagem do jornal australiano The Sydney Morning Herald, a idosa foi encontrada pelas autoridades georgianas e identificada como Hayastan Shakarian. Ela foi acusada de destruição de propriedade, cuja pena é de até três anos de prisão, mas não está claro se chegou a ser condenada.
Em dezembro de 2006, um terremoto submarino na costa de Taiwan interrompeu serviços de Internet, telefonia e transações financeiras em vários países do sul e sudeste asiáticos, como Japão, Coreia do Sul, Tailândia, China e Índia. Os abalos sísmicos de magnitude 6,7 romperam oito cabos de comunicação simultaneamente, afetando a rede.
Além disso, dois membros de uma família foram mortos na cidade Hengchun quando sua casa de quatro andares. Vale ressaltar que Taiwan é alvo frequente de tremores, uma vez que está localizada no chamado "círculo de fogo" , um arco de vulcões e falhas tectônicas que circunda o Pacífico do Chile à Oceania.
Um caso mais grave ocorreu em 2011, quando um terremoto de magnitude 9,1 seguido de um tsunami devastou o Japão, que tambem faz parte desta faixa. Na ocasião, além de interrupções na comunicação e danos à infraestrutura, a tragédia resultou em 20 mil mortes.
Instalação de cabo submarino no oceano — Foto: Reprodução/EllaLink 3. Apagão no Oriente Médio
Uma sequência de rompimentos em dois cabos estratégicos no Oriente Médio provocou um apagão digital em 2008. O primeiro caso aconteceu em janeiro, quando danos na principal rota de dados até Europa Ocidental, localizada no Mar Mediterrâneo entre Egito e a Sicília, na Itália. Ficaram mais lentas as conexões em território egípcio e da Índia, mas também na Arábia Saudita, Dubai e Kuweit.
A teoria mais aceita é de que uma âncora de um navio próximo ao porto de Alexandria, embora o Ministério das Comunicações do Egito tenha essa hipótese na época. Em dezembro, um novo rompimento reduziu em 80% as conexões de Internet e telefonia novamente do Egito, além da região do Golfo e do Sul da Ásia.
Mapa mundial de cabos submarinos — Foto: Reprodução/Wikimedia Commons 4. Egito desliga a própria Internet
Em janeiro de 2011, o então ditador do Egito, Hosni Mubarak, ordenou que praticamente todos os provedores do país desligassem a infraestrutura de Internet e telefonia celular. Cerca de 79 milhões de habitantes ficaram incomunicáveis por dois a três dias, gerando uma multa de 540 milhões de libras egípcias (cerca de US$ 90 milhões na época) a Mubarak e seus oficiais.
Antes de cortar a Internet, a ditadura egípcia já havia bloqueado o acesso ao Facebook e ao Twitter (atual X). A censura visava evitar protestos antigovernamentais no país, geralmente convocados pelas redes sociais, durante a Primavera Árabe, uma série de levantes populares no Norte da África e no Oriente Médio no começo daquela década.
Mubarak foi deposto poucas semanas depois , em fevereiro, e também condenado a prisão perpétua pela morte de 239 manifestantes durante a revolta. Porém, foi inocentado em um novo julgamento após seis anos. Ele morreu em 2020, aos 91 anos.
Ditador do Egito mandou derrubar a Internet do país após bloqueio de Facebook e Twitter — Foto: Luciana Maline/TechTudo 5. Índia bloqueia conexão interna
Um dos apagões mais recentes aconteceu em 2019. Conflitos políticos levaram o governo da Índia a bloquear a Internet e linhas de telefonia móveis em Jamu e Caxemira, território ao norte do país, para inibir protestos após o fim unilateral da autonomia local. Os serviços de Internet 4G só foram restabelecidos quase dois anos depois, em 2021.
Jamu e Caxemira, predominantemente muçulmana, é disputado por Índia e Paquistão, duas potências nucleares que faziam parte da colônia britânica até o século XX, mas foram dividias em nações diferentes. Até hoje, países disputam o controlem de partes da região, devido a sua localizarão estratégica no Himalaia e riqueza de recursos hídricos.
Cabos de Internet de fibra óptica — Foto: Reprodução/Freepik Em 2022, o Iêmen ficou quatro dias sem Internet após um ataque aéreo na cidade de Hodeida, na costa do mar Vermelho, realizado pela colação pró-governo e liderada pela Arábia Saudita. Os bombardeios atingiram o prédio da TeleYemen, provedora estatal que controla grande parte do acesso à rede no país.
Segundo a Reuters, a coalizão declarou que o ataque tinha como alvo um núcleo de "pirataria e crime organizado" na cidade portuária, enquanto agência de notícias pública saudita informou que os bombardeios visavam "neutralizar a milícia huthi em Hodeida". O Iêmen é parcialmente dominado pelo grupo rebelde desde 2014.
Em publicação no X (antigo Twitter), a TeleYemen negou o uso de suas instalações para fins militares. O post também tem um apelo da companhia à comunidade internacional para que ajudem na preservação da infraestrutura do setor de telecomunicações do país.
Veja também: Esse vídeo é real ou é inteligência artificial? 🤔
Esse vídeo é real ou é inteligência artificial? 🤔

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 dia atrás
3
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/E/t/sG5A6CTROYgQxodWRGbw/screenshot-152.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/G/s/GjUNBaT2KQvIn1SVIxXQ/knight-seven-kingdoms.avif)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/B/F/3dBFcsRbqdDxsgfsBj5w/positively-yours.webp)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/G/w/UZ24x0T8S90AA10fd10Q/captura-de-tela-2026-01-06-132817.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro