8 meses atrás 25

Erupção, tsunami: mistério de Santorini na Grécia é resolvido após 373 anos

ANUNCIE AQUI!

"Conhecemos esses detalhes da erupção histórica de Kolumbo porque há relatos contemporâneos que foram compilados e publicados por um francês no século 19", falou Jens Karstens, geólogo marinho do Geomar (Centro Helmholtz de Pesquisa Oceânica de Kiel), na Alemanha, em comunicado.

A descoberta

Para chegar na conclusão do estudo, Karstens e colegas gregos e alemães que assinam o artigo foram ao Mar Egeu grego em 2019 para estudar a cratera vulcânica utilizando uma tecnologia especial com métodos sísmicos 3D.

"Queríamos entender como o tsunami surgiu naquele momento e porque o vulcão explodiu tão violentamente", explicou o líder do estudo.

Com a imagem tridimensional criada do Kolumbo, agora eles sabem que esse vulcão está há 18 metros abaixo da superfície da água, e que também tinha 2,5 quilômetros de diâmetro e 500 metros de profundidade.

Outra descoberta foi referente ao flanco do cone que tinha sido claramente deformado. "Esta parte do vulcão certamente escorregou", afirmou Gareth Crutchley, coautor do estudo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro