8 meses atrás 22

Essa é a IA mais humana lançada até hoje? Testamos a Manus — e vimos problemas

Manus é uma das mais recentes inteligências artificiais (IA) lançadas no mercado, com a promessa de respostas bem mais profundas e completas, mesmo com poucas informações. A tecnologia é uma criação da startup chinesa conhecida como Butterfly Effect, que busca rivalizar com outros chatbots como ChatGPT, Gemini, Deepseek e outros. No momento, a Manus já pode ser utilizada no seu site oficial.

O principal destaque está no fato de que a plataforma dispensa o uso de múltiplos prompts, uma vez que precisa de pouquíssimos detalhes para realizar grandes pesquisas. Além disso, a Manus deixa indicado o seu "processo criativo", explicando o que pensou para criar sua resposta. Mesmo assim, vale destacar a demora no processamento, assim como a confusão de seu uso — que certamente não substitui uma pesquisa manual. A seguir, assista o vídeo sobre a tecnologia.

Essa é a IA mais humana lançada até hoje? Testamos a Manus — e vimos problemas

Essa é a IA mais humana lançada até hoje? Testamos a Manus — e vimos problemas

A Manus busca ser uma ferramenta que dispensa comandos e pensa em tempo real sobre algum determinado assunto. O objetivo da Butterfly Effect é que esse seja um recurso que seja o mais próximo possível de um assistente para o usuário, inclusive mostrando o que a IA "pensou" para chegar no resultado final.

Por isso, a promessa é que as respostas apresentem um grau de complexidade maior do que alguns concorrentes do mercado, sendo útil para organizar ideias e criar conteúdos. Vale dizer que seu uso não substitui o uso manual da internet, uma vez que a Manus — assim como outras várias IAs — pode apresentar diversos erros de apuração.

O que achamos da Manus AI

Durante nossos testes, conseguimos perceber em pouco tempo que seu uso não é tão autônomo assim. Apesar da empresa prometer a ausência prompts, é claro que se faz necessário pelo menos uma contextualização do que está sendo pedido.

Em casos mais específicos, a Manus pede que você dê outras informações adicionais. Testamos o seguinte prompt "Quero fazer uma viagem para a China", algo propositalmente simples. Na ocasião, a ferramenta retrucou pedindo tempo de duração, datas, orçamentos e afins. Ou seja, como em qualquer outra IA, é fundamental que você seja bem específico na hora de formular o seu comando.

O processo é demorado, levando minutos para que o usuário consiga o que quer. Ao mesmo tempo, seu layout não é tão agradável e intuitivo quanto o do ChatGPT, por exemplo, sendo fácil se perder ou se confundir no meio de tantos arquivos e respostas criadas.

Porém, após contextualizar, fica claro que as respostas são bem mais profundas. Além disso, o grande destaque fica para o "código semi-aberto" da tecnologia, que deixa claro para o usuário o caminho pelo qual a IA seguiu para chegar no resultado final, assim como as fontes utilizadas. A recomendação é que o usuário utilize a ferramenta como base, para então fazer suas pesquisas mais profundas por si só.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro