1 semana atrás 8

Esse é o pior lugar para deixar o celular no verão

Nunca deixe seu celular guardado no porta-luvas do carro estacionado. Esse é um dos piores lugares para deixá-lo — pior até do que mantê-lo na bolsa sob exposição solar ou na areia da praia. Isso acontece porque, no interior do veículo, ocorre uma espécie de “efeito estufa”: sem circulação de ar, os raios solares entram pelo para-brisa e ficam presos no local, aquecendo excessivamente o ambiente. Dessa forma, em apenas uma hora, o automóvel pode alcançar temperaturas entre 47 °C e 60 °C, mesmo que, do lado de fora, o clima esteja mais ameno.

Esse aumento repentino compromete diretamente a funcionalidade do aparelho — e, às vezes, de maneira irreversível —, causando travamentos e falhas internas. Além disso, o calor extremo pode acelerar o desgaste e reduzir a capacidade total da bateria com o tempo — as baterias de íon-lítio, por exemplo, presentes em smartphones atuais, são sensíveis ao calor e operam melhor entre 0°C e 35°C. Outros componentes, como tela e processador, também podem sofrer deformações quando expostos a altas temperaturas.

 Reprodução/Freepik O carro é o pior lugar para você deixar seu celular — Foto: Reprodução/Freepik

📝 Qual é o melhor celular para se comprar? Participe da discussão no Fórum do TechTudo

Deixar o celular no porta-luvas do carro é bem pior do que deixá-lo na praia ou no bolso, por exemplo. Na praia, há maior circulação de vento e áreas com sombra, fatores que ajudam na dissipação do calor. Isso difere do ambiente isolado do carro, que transforma o veículo em uma estufa superaquecida, com temperaturas que podem chegar a 60 °C em apenas uma hora. Já no bolso, por mais que este também não seja um local adequado, a alta temperatura geralmente vem do próprio corpo humano, sendo bem menor do que a temperatura que pode ser atingida em um carro fechado e parado sob o sol.

Os perigos de deixar o celular no porta-luvas do carro

A permanência do celular no porta-luvas do carro estacionado é perigosa, pois reduz o desempenho do aparelho, que pode apresentar desligamentos inesperados, tela preta ou lentidão devido aos mecanismos de proteção térmica. A bateria também é prejudicada, com redução de sua vida útil, já que o aumento da temperatura degrada seus componentes internos.

Atualmente, muitos celulares emitem alertas de temperatura elevada e perigosa para o aparelho. Por isso, em dias de calor intenso, é importante manter o celular por perto para receber essa notificação e agir imediatamente.

 Unsplash/Jewel Mitchell Deixar o celular na areia da praia é menos prejudicial do que deixá-lo no porta-luvas de um carro — Foto: Unsplash/Jewel Mitchell

Para proteger o celular das altas temperaturas, evite ao máximo deixá-lo no carro estacionado, principalmente no porta-luvas, nem que seja por poucos minutos. Sempre que possível, leve o aparelho com você ao sair do veículo. Caso isso não seja viável por algum motivo, a recomendação é deixá-lo em uma parte do automóvel que não receba luz solar direta, ou seja, em uma área sombreada. Além disso, vale enrolar o smartphone em um pano de microfibra, já que o tecido ajuda a filtrar a luz solar e diminuir a incidência de calor.

Outra dica é colocá-lo em uma bolsa térmica, se você tiver uma, pois esse tipo de acessório é feito para reduzir a troca de calor com o ambiente externo, ajudando a manter uma temperatura mais amena. No entanto, não coloque gelo ou qualquer item que possa baixar demais a temperatura do celular, pois isso também pode ser prejudicial ao smartphone.

Caso o celular esquente demais, seja dentro ou fora do carro, a forma mais segura de resfriá-lo é desligá-lo e aguardar alguns minutos. Assim, ele esfria de maneira natural e segura, sem comprometer componentes internos.

🎥 Celular esquentando muito? Veja o que fazer AGORA

Celular esquentando muito? Veja o que fazer AGORA

Celular esquentando muito? Veja o que fazer AGORA

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro