3 horas atrás 2

Esses 6 ajustes do Android podem ameaçar seus dados; saiba desativar

Seu celular Android sabe mais sobre você do que você imagina — parece exagero, mas não é. Isso acontece porque algumas configurações do sistema, ativadas por padrão, permitem que aplicativos coletem dados para publicidade, exibam senhas, rastreiem sua localização e até instalem outros apps sem aviso claro. Tudo isso pode comprometer seriamente sua privacidade. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma matéria com seis configurações que colocam seus dados em risco e explica como desativá-las. Confira!

 Arte/TechTudo Algumas configurações específicas do sistema operacional Android podem expor dados dos usuários — Foto: Arte/TechTudo

6 ajustes do Android que podem expor seus dados: saiba desativar

No índice abaixo, confira os tópicos que serão abordados nesta matéria do TechTudo.

  1. Configurações de privacidade de anúncios
  2. Configurações de dados de uso e diagnóstico
  3. Verifique o Gerenciador de Permissões
  4. Interrompa a instalação de aplicativos desconhecidos
  5. Torne as senhas invisíveis
  6. Não conceda acesso de administrador a aplicativos indesejados

1. Configurações de privacidade de anúncios

Fez uma pesquisa no Chrome e, logo em seguida, foi bombardeado com uma quantidade absurda de anúncios relacionados ao tema? Não é por acaso. O Android possui um recurso chamado ID de publicidade, que identifica pesquisas e as transforma em dados para fins publicitários. Embora seja interessante ao entregar anúncios relacionados aos seus interesses, essa publicidade direcionada também suscita uma sensação de privacidade violada, uma vez que terceiros estão cientes das suas pesquisas.

Mas, por sorte, o Android permite que você exclua esse ID — note, no entanto, que isso não fará com que você deixe de receber publicidade no celular. A diferença é que os anúncios não serão entregues com base nas suas pesquisas. Para isso, vá em “Configurações” e clique em “Segurança e Privacidade”. Em seguida, toque em “Mais config. de privacidade”. Role a tela até encontrar a opção “Anúncios”. Agora, pressione “Excluir o ID de publicidade” e confirme a ação clicando no botão azul “Excluir o ID de privacidade”.

 Reprodução/Diego Cataldo Veja como desabilitar a coleta de dados para publicidade no Android — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

2. Configurações de dados de uso e diagnóstico

Como parte do bom funcionamento do Android, o sistema conta com uma opção — ativada por padrão — chamada “Uso e Diagnóstico”. Essa função permite o envio de informações sobre o desempenho do software e do aparelho para o Google. A big tech afirma que esse relatório é importante para a empresa detectar possíveis problemas e possa corrigi-los.

No entanto, embora importante, a verdade é que você não sabe quais dados são exatamente coletados nem o que é feito com eles. Felizmente, o Android permite que você desabilite essa coleta. Para isso, vá em “Configurações” e toque em “Segurança e Privacidade”. Role a tela até encontrar a opção “Mais config. de privacidade” e toque em “Uso e diagnóstico”. Desabilite a função.

 Reprodução/Diego Cataldo Saiba como impedir que o Android colete e envie dados para o Google — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

3. Verifique o Gerenciador de Permissões

É verdade que os aplicativos precisam de permissões para acessar determinados recursos e funcionar corretamente. O WhatsApp, por exemplo — se você costuma fazer chamadas de vídeo e enviar muitos áudios — é natural que ele tenha acesso à câmera e ao microfone. Mas todas as configurações precisam ser verificadas. Não faz o menor sentido um app de edição de imagens ter acesso à localização e aos contatos, por exemplo.

Você pode verificar, analisar e revogar cada permissão desnecessária no seu Android. Para isso, vá em “Configurações” e acesse “Segurança e Privacidade”. Toque em “Permissões usadas nos últimos 7 dias” e veja quais apps acessaram recursos do celular. Se notar algo estranho, revogue imediatamente a permissão.

 Reprodução/Diego Cataldo Verifique as permissões de acesso para aplicativos — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

4. Interrompa a instalação de aplicativos desconhecidos

Uma das maravilhas do Android é a flexibilidade para instalação de aplicativos de terceiros que estão fora da Google Play Store. No entanto, essa facilidade tem um preço — e pode ser alto. Por exemplo: se você usou o Chrome para acessar o site que hospeda o software e realizou a instalação por lá, o sistema vai exibir um pop-up solicitando permissão para seguir com a instalação.

Só que, apesar do alerta, ninguém presta muita atenção ao que está escrito. Ou seja, o usuário, de maneira involuntária, pode liberar a instalação de um app desconhecido e malicioso no dispositivo. Para contornar isso, a única opção é impedir que qualquer app do celular tenha permissão para instalar outro aplicativo no aparelho.

Para isso, vá em “Configurações” e toque em “Aplicativos”. Clique nos três pontinhos na parte superior direita da tela e toque em “Acesso especial”. Em seguida, clique na opção “Instalar apps desconhecidos”. Na tela seguinte, desmarque todos os aplicativos.

 Reprodução/Diego Cataldo Impeça que o Android instale apps desconhecidos — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

5. Torne as senhas invisíveis

Na era digital, as senhas valem ouro. Por isso, para cada aplicativo ou página, você dedica horas pensando em uma que seja difícil de ser quebrada. E, com tantas senhas, o Android oferece um recurso que ajuda o usuário a lembrá-las. Mas, ao contrário do que parece, essa função pode expor as credenciais e colocá-las em risco de violação.

Por sorte, o sistema também permite ocultá-las e mantê-las protegidas contra olhares de bisbilhoteiros. Para isso, vá em “Configurações” e acesse a seção “Segurança e Privacidade”. Toque em “Mais configurações de segurança” e, na tela seguinte, desabilite a opção “Tornar senhas visíveis”.

 Reprodução/Diego Cataldo Desabilite a exibição de senhas no Android — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

6. Não conceda acesso de administrador a aplicativos indesejados

Por fim, para que você não tenha a privacidade comprometida, não conceda acesso com privilégios de administrador a aplicativos indesejados. Embora alguns apps legítimos precisem dessas permissões para funcionar corretamente, se um software malicioso obtiver esse acesso, o dispositivo corre sérios riscos de ser invadido.

Portanto, verifique periodicamente quais aplicativos têm acesso de administrador no seu celular. Para isso, vá em “Configurações” e acesse a seção “Segurança e Privacidade”. Em seguida, toque em “Mais configurações de segurança” e em “Apps do administr. do aparelho”. Desabilite o acesso para apps que não são essenciais.

 Reprodução/Diego Cataldo Não conceda permissões de administrador para apps desconhecidos — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

Veja também: Melhores antivírus Grátis para celular Android! Veja o Top 3 atualizado para 2025!

Melhores antivírus Grátis para celular Android! Veja o Top 3 atualizado para 2025!

Melhores antivírus Grátis para celular Android! Veja o Top 3 atualizado para 2025!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro