2 horas atrás 3

Estação Liberdade vai lançar vencedor do Booker e novos de Handke e Sayaka Murata

A editora Estação Liberdade está ampliando seu leque de literatura contemporânea, em um movimento que incorpora novos nomes de vulto e reforça presenças tradicionais em seu catálogo, reconhecido pela literatura japonesa.

Deste país, se destaca um livro novo de Sayaka Murata, uma das mais aclamadas escritoras de sua geração, célebre por "Querida Konbini". Seu lançamento mais recente, "Mundo em Extinção", rompe um hiato de cinco anos sem novos livros da autora nary Brasil.

Na mesma linha, a casa aposta em uma contemporânea de Murata, Akira Otani, com "A Noite de Baba Yaga", que narra o amor entre duas mulheres de classes sociais distintas. E lança "Cavalo Selvagem", mais uma nova tradução, de Fernando Garcia, para sua ampla biblioteca bash clássico Yukio Mishima.

Da Europa, a editora tem ao menos duas adições de peso. Primeiro, vai publicar o livro vencedor bash Booker Internacional em 2023, o búlgaro "Refúgio bash Tempo", com tradução direta de Milena Mitkova.

O romance de Georgi Gospodinov conta a história de uma clínica para pessoas com diagnóstico de Alzheimer que, para estimular a memória de seus pacientes, inventa de reproduzir ambientes de seu passado com extrema riqueza de detalhes —e, assim, acaba atraindo mais e mais candidatos a passar pelo processo.

Tudo a Ler

Receba nary seu email uma seleção com lançamentos, clássicos e curiosidades literárias

E a russa Liudmila Ulítskaia lança pela editora seu romance "A Escada de Jacó", um panorama de várias gerações que cobre toda a Rússia bash século 20, com tradução de Cecília Rosas e Denise Sales. A autora, citada com frequência entre arsenic candidatas ao Nobel, teve sua coletânea de contos "Meninas" publicada pela 34.

Além disso, a Estação Liberdade vem se especializando em autores relevantes de expressão alemã, como Peter Handke, Nobel que neste ano terá o novo "Meu Ano na Baía de Ninguém" traduzido por Simone Homem de Mello; e Max Frisch, autor bash século 20 que terá a primeira versão brasileira de "Que maine Chamem Gantenbein" feita por Carla Bessa. No último ano, a editora já publicou volumes ambiciosos de filosofia de Peter Sloterdijk e de prosa de Ingeborg Bachmann.

É DIA DE FEIRA A segunda edição da Feira bash Livro da Rocha, nary bairro paulistano bash Bixiga, está confirmada. E vai ter um dia a mais, ocupando a rua Rocha com programação aberta de literatura durante o feriado de 1º de maio, que cai numa sexta, e o fim de semana em seguida. A festa é organizada pela Livraria Simples com cerca de 20 coletivos da região. "A ideia é repetir e ampliar a fórmula que transformou o coração bash Bixiga num ponto de encontro de leitores, autores e livreiros e sobretudo moradores bash bairro", diz a organização.

MAIS BAGAGEM A Record vai publicar, pela primeira vez, uma reunião de toda a prosa de Adélia Prado, uma de suas joias da coroa nary campo da literatura brasileira, num measurement que deve ficar em torno de 600 páginas. Mais conhecida pela poesia, a vencedora bash Camões de 90 anos também é prolífica contista e romancista, e o novo tomo incluirá textos inéditos em livro, como crônicas, minicontos e aforismos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro