Japão e Estados Unidos consideram criar mecanismo mútuo de estocagem de minerais críticos. Planos incluem intenção de cooperação com parceiros internacionais para garantir a segurança da cadeia de suprimentos, segundo comunicado dos dois países.
Trump vem buscando incluir o acesso a minerais críticos como alternativa ao fornecimento chinês em diversas rodadas de negociações, inclusive com o Brasil. O presidente americano e o presidente chinês Xi Jinping devem se encontrar nessa quinta-feira (30) na Coreia do Sul para finalizar acordo que suspenderia a sobretaxa a produtos chineses e os controles de exportação sobre terras raras.
Tóquio busca retomar programa de energia nuclear. Em um informativo para as negociações, o Japão mencionou interesse mútuo em cooperar na construção de reatores nucleares de nova geração e reatores modulares pequenos. Esses projetos poderiam envolver empresas japonesas como Mitsubishi Heavy Industries, Toshiba Group e outras, além de outras áreas de cooperação.
Japão desligou todos reatores depois do desastre nuclear de Fukushima Daiichi, após terremoto e tsunami em 2011. China, França, Coreia do Sul e Rússia atualmente dominam as exportações globais de tecnologia de energia nuclear.
*Com agências internacionais

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
9






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro