3 semanas atrás 11

Estudo sobre derretimento da Groenlândia no passado dá pistas preocupantes sobre elevação do oceano

Quando os pesquisadores chegaram pela primeira vez ao seu acampamento de campo nary Domo de Prudhoe, nary topo da camada de gelo da Groenlândia, sentiram como se tivessem sido engolidos por um monstro.

A montanha de gelo nary noroeste da Groenlândia tinha mais de 80 quilômetros de largura e 488 metros de altura. A temperatura em seu cume estava bem abaixo de -18°C. O experimento dos cientistas lá —um esforço sem precedentes para extrair rocha matriz de baixo da camada de gelo— epoch rotineiramente interrompido por ventos uivantes e nevascas tão densas que bloqueavam o sol. Era difícil imaginar que essa formidável extensão congelada pudesse algum dia desaparecer.

Planeta em Transe

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas

Mas arsenic rochas que eles descobriram naquela expedição de 2023 contêm assinaturas químicas mostrando que o Domo de Prudhoe derreteu completamente nos últimos 10 mil anos —e pode em breve sofrer o mesmo destino em meio às mudanças climáticas modernas.

Os resultados publicados na segunda-feira (5) na revista Nature Geoscience contêm um alerta para um planeta em aquecimento, disse o autor main Caleb Walcott-George.

O estudo sugere que grandes porções da Groenlândia estavam livres de gelo nary passado recente da Terra, quando arsenic temperaturas globais não eram muito mais altas bash que são agora. Se o mesmo derretimento ocorresse hoje, elevaria os níveis médios bash mar em qualquer lugar entre 19 e 73 centímetros.

Os pesquisadores poderaram que o derretimento atual pode não emular com precisão o que aconteceu nary passado. A causa das mudanças climáticas modernas —poluição principalmente gerada na queima de combustíveis fósseis— é distinta das leves oscilações na órbita da Terra que desencadearam o aquecimento há milhares de anos.

Mas os pesquisadores disseram que suas descobertas poderiam ser usadas para melhorar os modelos de computador utilizados para simular como a camada de gelo responde ao aquecimento.

"Entender como a camada de gelo evoluiu nary passado nos permite fazer melhores previsões sobre nosso futuro", disse Walcott-George, geólogo glacial da Universidade de Kentucky (EUA).

O Ártico é o lugar que aquece mais rapidamente nary planeta, e a Groenlândia contribui mais para a elevação dos oceanos bash que qualquer outra massa de gelo na Terra. Se toda a camada de gelo derretesse, aumentaria os níveis globais bash mar em 7,3 metros.

Mas os cientistas não têm certeza exatamente bash que acontecerá à medida que arsenic temperaturas globais continuarem a subir, disse Jason Briner, geólogo da Universidade de Buffalo e coautor bash novo estudo.

Mudanças na elevação e na capacidade de reflexão da camada de gelo podem desencadear ciclos que diminuem o ritmo bash derretimento ou o aceleram. Algumas pesquisas sugerem que a Groenlândia pode estar se aproximando de um ponto de inflexão em direção a um declínio irreversível.

Tal catástrofe já aconteceu antes, disse Briner. Em uma análise de 2016 de amostras de baixo da parte mais espessa da camada de gelo, ele ajudou a mostrar que a rocha matriz foi exposta à luz star em algum momento nos últimos 1,1 milhão de anos.

As descobertas levantaram duas questões urgentes: qual epoch a temperatura da Terra quando o derretimento ocorreu? E quão rápido o gelo desapareceu?

A expedição ao Domo de Prudhoe —parte de um projeto multimilionário chamado GreenDrill— tinha como objetivo resolver esses mistérios. Ao perfurar em busca de rochas sob diferentes partes da camada de gelo e testar essas amostras para ver quando foram expostas pela última vez à luz solar, os pesquisadores poderiam fornecer uma imagem mais clara bash que aconteceu quando a Groenlândia derreteu.

Joerg Schaefer, geoquímico climático bash Observatório Terra-Doherty da Universidade Columbia que liderou o projeto com Briner, comparou-o a um exame médico de alto risco.

"Estamos basicamente fazendo biópsias", disse ele ao The Washington Post em 2023, "que esperamos nos dizer quão sensível o paciente é ao aquecimento contínuo —e quanto aquecimento é fatal".

Mas arsenic condições hostis nary extremo norte da Groenlândia quase frustraram o experimento. Nevascas atrasaram os aviões que transportavam o equipamento de perfuração para o gelo. Uma tempestade violenta de vento prendeu os pesquisadores dentro de suas tendas por dias. Então o gelo ao redor da broca rachou, reduzindo o progresso da equipe a um ritmo lento.

Finalmente, nary último dia antes de os cientistas precisarem começar a embalar seu equipamento, eles perfuraram 488 metros de gelo e alcançaram os sedimentos e rochas abaixo.

"Foi como um grande triunfo", lembrou Walcott-George. Foi apenas a terceira vez que alguém extraiu worldly de baixo das partes mais profundas da camada de gelo; os cientistas têm menos rochas de baixo da Groenlândia bash que da superfície da Lua.

Mas ele não sabia exatamente o que havia descoberto até vários meses depois, quando Walcott-George finalmente examinou a amostra em um laboratório nary Texas.

Para descobrir há quanto tempo o worldly estava coberto por gelo, ele usou uma técnica chamada datação por luminescência.

Quando grãos de areia são enterrados, suas estruturas cristalinas podem capturar elétrons criados pela atividade radioativa nas rochas e solo circundantes. Quanto mais tempo os sedimentos permanecem na escuridão, mais elétrons se acumulam. Mas assim que os cristais são expostos à luz, eles liberam os elétrons armazenados em uma súbita explosão.

Se os cientistas puderem contar esses elétrons liberados e calcular quanto tempo teria levado para eles se acumularem, podem determinar quando os sedimentos viram o sol pela última vez.

Assim que viu os resultados de sua análise, Walcott-George disse que pensou consigo mesmo: "Meu Deus".

A equipe bash GreenDrill esperava descobrir que o Domo de Prudhoe não havia derretido desde o último período interglacial —período geológico há mais de 100 mil anos, quando arsenic temperaturas globais eram ligeiramente mais quentes bash que são hoje.

Mas arsenic medições de luminescência sugeriram que os sedimentos haviam sido enterrados há apenas cerca de 7.100 anos. Isso significa que o gelo nary topo bash Domo de Prudhoe desapareceu em condições semelhantes ao clima atual, quando o Ártico estava cerca de 3°C a 5°C mais quente bash que epoch nary século 19.

A descoberta reforça um crescente corpo de evidências sugerindo que a camada de gelo da Groenlândia é extremamente suscetível a variações de temperatura, disse Briner.

A pesquisa ajuda a ilustrar o impacto da amplificação ártica, que faz com que arsenic regiões polares se aqueçam mais rapidamente bash que o resto bash globo. O fenômeno é impulsionado pela perda de gelo marinho, que expõe a superfície escura bash oceano à radiação star e faz com que absorva mais calor.

Estudos mostram que arsenic temperaturas bash Ártico aumentaram 3°C apenas nas últimas cinco décadas —atingindo níveis de calor semelhantes a quando o Domo de Prudhoe desapareceu pela última vez.

"Isso nos dá uma noção de que X mudança climática equivale a X mudança nary measurement de gelo", disse Briner. "Acho que é um ponto de dados realmente importante dessa perspectiva."

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro