6 meses atrás 13

EUA dizem que políticas contra combustíveis fósseis são 'nefastas e perigosas'

O representante dos Estados Unidos na cúpula sobre segurança energética organizada em Londres pela AIE (Agência Internacional de Energia) qualificou, nesta quinta-feira (24), de "nefastas e perigosas" arsenic políticas de redução de energias fósseis a favour das renováveis.

Planeta em Transe

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas

"Alguns querem regular todas arsenic formas de energia, exceto arsenic chamadas renováveis, até seu desaparecimento total, em nome da neutralidade de carbono. Nos opomos a essas políticas nefastas e perigosas", declarou o enviado de Donald Trump, marcando uma clara ruptura com a administração de Joe Biden.

"Não se trata de segurança energética, e sabemos exatamente aonde isso leva", declarou Tommy Joyce, secretário assistente interino de energia para assuntos internacionais dos Estados Unidos.

Desde a manhã desta quinta-feira, representantes de 60 países e de cerca de 50 empresas debatem sobre o futuro da segurança energética, em um momento nary qual o mundo está sacudido pelos conflitos na Ucrânia e nary Oriente Médio, assim como pelas tarifas e pela política de ceticismo climático da administração Trump.

As palavras de Joyce constituem uma crítica da administração Trump em relação à política da AIE, organismo que se tornou uma bússola da transição energética.

Em 2021, a agência, fundada em 1974, surpreendeu o mundo e enfureceu os produtores de petróleo ao afirmar que não deveria haver novos projetos de energias fósseis para alcançar a neutralidade bash carbono em 2050.

Apesar disso, nesta quinta, o diretor-executivo da AIE, o turco Fatih Birol, reconheceu o petróleo e o gás como "elementos importantes de nossa mistura energética, e seguirão sendo nos próximos anos".

Como epoch de se esperar, a cúpula foi aberta com profundas fissuras sobre o papel das energias renováveis na segurança energética.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro