8 meses atrás 46

EUA retirará militares transgênero do Exército, anuncia Pentágono

"Membros do serviço que tenham um diagnóstico atual, histórico ou que apresentem sintomas compatíveis com disforia de gênero serão processados para o afastamento do serviço militar", segundo memorando.


Militares do Exército americano — Foto: Maya Alleruzzo / AP

Os Estados Unidos começarão a remover soldados transgêneros do Exército nos próximos 30 dias, anunciou o Pentágono nesta quarta-feira (26).

"Membros do serviço que tenham um diagnóstico atual, histórico ou que apresentem sintomas compatíveis com disforia de gênero serão processados para o afastamento do serviço militar", segundo o memorando.
"Para garantir que vamos ter a força de combate mais letal do mundo, eliminaremos a ideologia transgênero de nossas Forças Armadas", afirmou Trump a congressistas ao assinar o decreto.

Segundo o Pentágono, os militares transgêneros podem recorrer e a avaliação será caso a caso. Isenções seriam concedidas somente "desde que haja um interesse governamental convincente em manter o militar que apoia diretamente as capacidades de combate" e que o militar "demonstre 36 meses consecutivos de estabilidade no sexo do militar sem sofrimento clinicamente significativo".

"É política do Governo dos Estados Unidos estabelecer altos padrões de prontidão, letalidade, coesão, honestidade, humildade, uniformidade e integridade dos militares. Esta política é inconsistente com as restrições médicas, cirúrgicas e de saúde mental de indivíduos com disforia de gênero ou que tenham um diagnóstico atual ou histórico de disforia de gênero, ou que apresentem sintomas consistentes com ela", afirma o comunicado.

Esta é mais uma ação do governo Trump que atende promessas da campanha republicana contra o que seus eleitores chamam de ideologia de gênero.

Na semana que tomou posse, o presidente Donald Trump tomou uma série de medidas que impactam diretamente a população trans dos Estados Unidos.

"É política dos Estados Unidos não financiar, patrocinar, promover, auxiliar ou apoiar a chamada 'transição' de uma criança de um sexo para outro, e aplicará rigorosamente todas as leis que proíbam ou limitem esses procedimentos destrutivos e que alteram a vida", diz a ordem.

Trump determina que mulheres trans presas cumpram pena em prisões para homens

Trump determina que mulheres trans presas cumpram pena em prisões para homens

Antes de assumir o governo, Trump disse que iria "deter a loucura transgênero" nos Estados Unidos.

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro