6 horas atrás 2

EUA têm final de semana marcado por centenas de protestos contra agência de imigração

Os Estados Unidos devem ter um fim de semana marcado por inúmeros protestos contra a atuação do Serviço de Imigração e Alfândega (o ICE). Segundo a agência Deutsche Welle, mais de 300 eventos são aguardados em todos os 50 estados e em Washington DC. O movimento, intitulado "ICE Fora de Todos os Lugares", critica as táticas de controle a imigração do governo de Donald Trump e ocorre após a morte de civis em operações federais.

Os atos, organizados pelo grupo 50501, estão previstos para ocorrer nos arredores de centros de detenção, escritórios do Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira dos Estados Unidos (em inglês: 'Immigration and Customs Enforcement') e sedes de governos locais. Manifestantes também planejam se reunir em aeroportos para criticar companhias aéreas que transportam pessoas deportadas.

Pretti, um enfermeiro de 37 anos, foi baleado por agentes do ICE durante a Operação Metro Surge, que deslocou 3 mil homens para a área metropolitana de Minneapolis. O Departamento de Justiça dos EUA abriu uma investigação de direitos civis sobre o caso.

Menores detidos pelo ICE nos EUA ficam em celas sem janelas

Menores detidos pelo ICE nos EUA ficam em celas sem janelas

Outros casos citados por organizadores incluem a morte de Geraldo Campos em um centro de detenção no Texas e o disparo contra Keith Porter Jr. por um agente do ICE de folga em Los Angeles. Ativistas afirmam que as mortes refletem um padrão de força excessiva e militarização da fiscalização migratória.

Pressão pode paralisar governo pela segunda vez

Embora o governo e a oposição tenham feito um acordo para manter o funcionamento parcial, a proposta de votação separada só deve ser analisada na segunda-feira. Até lá, os EUA enfrentam uma paralisação parcial do governo (shutdown).

Minneapolis e outros protestos

Manifestantes se reuniram no centro de Minneapolis exigindo que o ICE, agência de imigração e fiscalização de fronteiras dos EUA, deixe Minnesota após a morte do enfermeiro de cuidados intensivos Alex Pretti, de 37 anos. — Foto: AFP/Getty Images via BBC

"Estamos analisando tudo o que possa esclarecer o que aconteceu naquele dia e nas semanas anteriores", disse o vice‑procurador‑geral Todd Blanche sobre a morte do enfermeiro Alex Pretti. Uma investigação sobre a morte de Renee Good, também baleada por um agente do ICE, não foi aberta.

Em meio à tensão, o governo Trump indiciou o ex-âncora da CNN Don Lemon e outras oito pessoas por violações de direitos civis. Lemon foi detido após cobrir um protesto em uma igreja onde um funcionário do ICE atua como pastor. Ele é acusado de conspiração para privar direitos e interferir em garantias da Primeira Emenda.

Protestantes gritam em manifestação contra o ICE no Texas, em 30 de janeiro. — Foto: REUTERS/Antranik Tavitian

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro