1 mês atrás 13

Ex-embaixador: Trump percebeu que estava prejudicando os próprios EUA

O Trump percebeu o quão prejudicial a ele próprio, aos Estados Unidos, é essa situação anômala totalmente despropositada com o Brasil.
Roberto Abdenur

Para Abdenur, mudanças de postura do governo americano são influenciadas por fatores internos, como a alta nos preços de carne e café, e por uma avaliação mais cuidadosa dos impactos dessas políticas.

Eu acho que terá chegado agora ao Trump a informação de que a carne subiu 40%, o café outros tanto, e isso está contribuindo para uma queda substantiva da popularidade dele. Então, o Trump está reagindo a uma mudança interna e também a uma percepção melhor, uma avaliação mais cuidadosa dos erros que ele estava cometendo com o Brasil.
Roberto Abdenur

Segundo Abdenur, as relações Brasil-EUA ganham um novo tom, menos marcado por disputas ideológicas e mais focado em interesses de Estado, embora tarifas continuem sendo tema sensível.

O que está acontecendo é que as relações estão, pela primeira vez, passando a ser conduzidas de Estado a Estado, e não mais em termos da picuinha política de um, ou da preferência ideológica de um setor ou de outro. Agora, veja bem, as tarifas são a joia da coroa do Trump.
Roberto Abdenur

'Trump coloca freio de mão no Netanyahu pela 1ª vez', diz ex-embaixador

Continua após a publicidade

Trump preconizava a limpeza étnica de Gaza e agora está numa posição em que ele se apresenta como um moderador, como um facilitador da paz na região. Pesquisas de opinião muito interessantes mostram que, nos Estados Unidos, a opinião pública é crescentemente crítica de Israel. O genocídio praticado por Israel em Gaza sensibiliza muito a grande maioria da opinião pública americana, inclusive entre os próprios republicanos, de modo que o Trump não pode ficar indiferente a esse fato que muda o quadro anterior de respaldo popular a ele. Do lado israelense, cresce o clamor pelo retorno dos reféns. Em outras palavras, o que a opinião pública israelense quer é o fim da guerra, é a recuperação dos reféns. Ela não subscreve o desiderato último, do Netanyahu, da destruição completa do Hamas.
Roberto Abdenur

Josias: Tarcísio 'soou como Bolsonaro na pandemia' em piada com metanol

Há uma urucubaca no relacionamento do Tarcísio de Freitas com o microfone. No instante em que cresce o número de mortes, internações pelo consumo de drinques intoxicados com metanol, o governador achou que seria uma boa ideia fazer graça. Evidentemente, não é apropriada a observação do governador. Tem gente morrendo e ele vem, 'Ah, no dia que começarem a falsificar a Coca-Cola, eu vou me preocupar'. Tem gente morrendo e só há uma coisa mais dura diante da morte do que a suavidade da indiferença. É a insensibilidade do descaso. É como se o governador não tivesse preocupação com as famílias dos mortos, com as pessoas que estão sendo internadas.
Josias de Souza

Josias: 'Eduardo fez inúmeros gols nos EUA, todos contra'

Continua após a publicidade

O conceito de gol do Eduardo Bolsonaro foi desvirtuado. O Eduardo Bolsonaro já fez inúmeros gols nos Estados Unidos. O problema é que todos foram gols contra. É óbvio que para o interesse do governo brasileiro teria sido mais adequado se o Donald Trump tivesse escolhido um dos seus auxiliares menos ideológicos, mais sóbrios, mais técnicos para negociar com os ministros brasileiros. Mas o Marco Rubio é auxiliar de um presidente de viés autocrático. Obviamente, ele vai fazer o que o Trump determinar que ele faça.
Josias de Souza

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa:

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro