A taxação financeira não é cobrada desde que acabou a desgraçada da CPMF. Cerca de 40 países criaram a CPMF, e todos se convenceram depois que esse era um imposto ruim que causava distorções e prejuízos. Então, hoje tem dois ou três países só que cobram a CPMF e o Brasil, felizmente, revogou a CPMF. Era realmente um erro, um grande equívoco.
A tributação só existe em algumas bases: consumo, renda e patrimônio. E o Pix não faz parte de nenhuma dessas categorias. Então, não há hipótese de tributação.
Hoje, o Pix estaria sendo cobrado, se tivesse a CPMF. Porque o PIX é uma transação financeira. Ele não é transação com patrimônio, com consumo, com a renda. E, como tal, seria tributário se o Estado, sim, tivesse a CPMF. Maílson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda do governo de José Sarney
Tales: 'Governo precisa mostrar que sonegadores defendem fake news'
No UOL News, o colunista Tales Faria afirmou que o governo Lula falha ao não mostrar que os sonegadores são aqueles que mais defendem as mentiras propagadas sobre o Pix.
A turma do andar de baixo não sonega e é acostumada a pagar. Quem sonega é quem ganha mais, e isso precisava estar na cabeça das pessoas. Era preciso que todas as campanhas de comunicação colocassem isso.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro