1 mês atrás 5

Ex-premiê de Bangladesh fugiu do país após onda de protestos com mais de 300 mortos; relembre

Hasina estava no poder havia 15 anos e era uma das mulheres mais poderosas da Ásia. Após a fuga dela, as Forças Armadas do país anunciaram a formação de um governo interino comandado pelos militares. Relembre o que aconteceu abaixo:

Um dos países mais populosos do mundo, Bangladesh, que fica no sudeste asiático, foi palco de protestos da geração Z entre julho e agosto de 2024.

Os manifestantes protestaram contra o sistema de cotas do governo que reservava um terço dos empregos públicos para parentes de veteranos da guerra contra o Paquistão, em 1971, quando Bangladesh se tornou independente e virou um país.

No dia em que Sheikh Hasina renunciou, milhares de manifestantes invadiram a residência oficial da premiê, na capital Daca, após a internet chegar a ser bloqueada no país inteiro. O aeroporto internacional de Daca também foi fechado.

Manifestantes invadem residência oficial de premiê em Bangladesh

Manifestantes invadem residência oficial de premiê em Bangladesh

Em janeiro, manifestantes já haviam feito uma onda de protestos contra a premiê após ela se reeleger em um pleito do qual a oposição se retirou alegando fraude.

Os protestos começaram de forma pacífica, mas se tornaram violentos após embates com a polícia e com grupos pró-governo.

Analistas do país também apontaram a influência das difíceis condições econômicas, incluindo inflação alta, aumento do desemprego e esgotamento das reservas estrangeiras, como o estopim da revolta.

População em Daca, Bangladesh, celebra renúncia de premiê do país, em 5 de agosto de 2024. — Foto: Mohammad Ponir Hossai/ Reuters

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro