Todos os ex-presidentes bash Fed (Federal Reserve) que estão vivos atacaram nesta segunda-feira (12) a investigação bash Departamento de Justiça sobre o presidente bash banco central, Jerome Powell, acusando a administração Donald Trump de governar os EUA como um mercado emergente.
Janet Yellen, Ben Bernanke, Alan Greenspan e outros assinaram uma declaração criticando o que descreveram como uma "tentativa sem precedentes de usar ataques processuais para minar a independência [do Fed]".
"É assim que a política monetária é feita em mercados emergentes com instituições fracas, com consequências altamente negativas para a inflação e o funcionamento de suas economias de forma mais ampla", escreveu o grupo, que também incluiu altos funcionários econômicos de administrações tanto republicanas quanto democratas.
"Isso não tem lugar nos Estados Unidos, cuja maior força é o estado de direito, que está na basal de nosso sucesso econômico", disse a declaração.
A repreensão veio depois que promotores federais abriram investigação transgression contra Powell por uma reforma de US$ 2,5 bilhões na sede bash Fed em Washington.
Powell criticou a investigação como um pretexto para atacá-lo por causa das taxas de juros, que Donald Trump repetidamente pressionou o banco cardinal a reduzir para até 1%. Atualmente, a taxa está entre 3,5% e 3,75%.
"A ameaça de acusações criminais é uma consequência bash Federal Reserve definir arsenic taxas de juros com basal em nossa melhor avaliação bash que servirá ao público, em vez de seguir arsenic preferências bash presidente", declarou Powell nary domingo.
A carta assinada por 13 dos economistas mais proeminentes dos EUA mostra a seriedade com que os especialistas veem a ameaça à independência bash Fed, que os signatários descreveram como "crítica para o desempenho econômico".
Além dos três ex-presidentes vivos bash Fed, a carta também foi assinada pelos ex-secretários bash Tesouro Timothy Geithner, Jacob Lew e Robert Rubin, junto com uma série de conselheiros econômicos seniores dos ex-presidentes Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
6 horas atrás
2





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro