1 ano atrás 85

Executivo volta ao centro da atuação de lobistas, diz levantamento

Executivo volta ao centro da atuação de lobistas, diz levantamento Executivo volta ao centro da atuação de lobistas, diz levantamento

O Poder Executivo voltou a ser o centro das atenções dos lobistas. É o que mostra o Anuário Origem, que reúne dados do setor a partir da entrevista com profissionais da área. Eis a íntegra (24Mb).

O governo federal é citado por 66,5% desses profissionais como prioridade para atuação. Em 2022, o foco principal era a interação com o Poder Legislativo.

Segundo o organizador do levantamento, Rodrigo Navarro, é natural que haja esse deslocamento de um Poder para o outro com a chegada de um novo governo.

“Há uma busca dos profissionais de relações governamentais em conhecer o novo ‘mindset’ do governo. Vejo como um movimento natural, até esperado“, disse em entrevista ao Poder360.

Navarro é presidente da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) e professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

No campo das preocupações dos lobistas, o tópico mais citado (36,2%) são pressões da sociedade sobre o poder público para promover mudanças que podem impactar as atividades da empresa ou grupo que eles representam.

Setores líderes

Os segmentos que mais utilizam serviço de lobistas são saúde (41%), agronegócio (28%), energia (23%), infraestrutura (23%) e tecnologia (17,9%).

São 77% as empresas que contratam serviços de lobby e têm receita na casa do bilhão. Segundo Rodrigo Navarro, coordenador do levantamento, são multinacionais, acostumadas a ter lobistas, ou empresas de setores super regulados.

Metodologia

O anuário ouviu 480 líderes da área com atuação em empresas, associações de classe e entidades do 3º setor e consultorias especializadas e escritórios de advocacia com a prática de relações institucionais e governamentais.

Leia mais em Poder360

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro