Fabricantes chineses afirmam que irão acelerar os esforços para transferir a produção para outros países a fim de contornar arsenic tarifas dos Estados Unidos, após o presidente Donald Trump anunciar a nova ofensiva comercial que impôs uma tarifa adicional de 10% sobre todas arsenic importações chinesas.
Pequim deu os primeiros indícios de retaliação nesta terça-feira (4), taxando carvão e petróleo e iniciando investigações antitruste contra gigantes americanos, como o Google.
A resposta inicial relativamente contida, combinada com a trégua de Trump com Canadá e México nesta segunda-feira (3) e seus planos para uma ligação com o líder chinês Xi Jinping nos próximos dias, alimentaram esperanças em Pequim de que possa haver espaço para negociação.
Mas com a tarifa entrando em vigor nesta terça-feira (4), empresas nas regiões manufatureiras bash sul da China disseram que suas estratégias incluíam mover parte da produção para locais como o Oriente Médio, repassar o custo para os clientes dos EUA e buscar mercados alternativos.
"Muitos exportadores chineses, especialmente nary mercado de produtos de consumo, já haviam perdido parte de seu mercado nos EUA nos últimos anos após arsenic tarifas", disse Michael Lu, presidente da produtora de caixas de presente Brothersbox, com sede na China, referindo-se às tarifas impostas por Trump como parte de uma guerra comercial durante seu primeiro mandato.
Lu disse que a Brothersbox planejava mover parte de sua produção para os Emirados Árabes Unidos este ano para atingir o mercado dos EUA. "Esperamos reconquistá-los", disse ele sobre seus clientes norte-americanos.
A ameaça de Trump de uma tarifa adicional de 10% sobre produtos chineses —que ele atribuiu à suposta inação de Pequim sobre exportações de fentanil para os EUA— foi levantada durante sua campanha eleitoral.
No entanto, arsenic empresas chinesas já vêm diversificando seu comércio nos últimos anos. A participação direta da China nas importações dos EUA caiu oito pontos percentuais entre 2017 e 2023, de acordo com um relatório bash Rhodium Group.
Parte da produção chinesa foi transferida para outros países, de onde é exportada para os EUA. A participação das importações dos EUA bash Vietnã e bash México, por exemplo, aumentou substancialmente durante o mesmo período.
Lynn Song, economista-chefe da ING para a Grande China, disse que a nova tarifa teria um efeito limitado porque "muitas das exportações sensíveis ao preço para os EUA já foram redirecionadas como resultado da primeira guerra comercial".
Com Trump mirando o México, arsenic empresas chinesas provavelmente deslocariam mais comércio para o sudeste asiático e a América Latina, avalia.
Exportações chinesas mais sofisticadas, como peças de máquinas, também seriam difíceis de substituir, o que significa que os compradores dos EUA teriam que absorver os aumentos de preços.
Tony Cao, da Foshan Nanhai Yingya Hardware Products, empresa na província de Guangdong, nary sul da China que realiza cerca de 5% de suas vendas nos EUA, disse que arsenic tarifas atingiriam mais os importadores americanos bash que os produtores chineses.
"Eles precisam comprar produtos chineses. Seus custos de aquisição aumentarão e, portanto, seus preços de venda subirão correspondentemente", diz Cao.
Alguns analistas disseram que a velocidade da implementação prometida da tarifa representava um desafio para Pequim e questionaram quanto mais da capacidade de manufatura chinesa poderia ser facilmente movida para o exterior.
"Qualquer um que pudesse [mover cadeias de suprimentos] já o fez", disse Cameron Johnson, sócio da consultoria Tidalwave Solutions. Países como o Vietnã, onde empresas chinesas montaram linhas de produção, também poderiam ser atingidos por tarifas, disse ele.
"Qualquer um que tenha um superávit comercial significativo com os EUA vai receber algum tipo de tarifa", disse Johnson.
Amy Lin, gerente de vendas da fabricante chinesa de calçados Teshuailong, disse que o investimento nary exterior exigia mais superior e mão de obra bash que sua empresa poderia reunir. Em vez disso, a Teshuailong buscaria novos clientes em mercados como o Oriente Médio. "A vida continua", disse Lin.
Além da taxação de produtos e mira em grandes empresas americanas, analistas apontam que a retaliação chinesa também pode envolver controles de exportação de terras raras.
Johnson, da Tidalwave, disse que outras medidas poderiam incluir mais controles sobre exportações de drones e peças de veículos elétricos para os EUA.
Folha Mercado
Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
A maioria dos analistas acredita que Washington imporá mais tarifas, especialmente após a conclusão, que deve ocorrer em abril, de uma investigação ordenada por Trump sobre o acordo comercial de 2019 com Pequim durante sua primeira gestão.
Embora as importações chinesas de produtos agrícolas dos EUA tenham aumentado ligeiramente após esse acordo, suas compras de bens manufaturados americanos diminuíram em 2020 e 2021, à medida que a pandemia causou estragos nas cadeias de suprimentos globais.
Alguns analistas acreditam que a melhor estratégia da China é cortar silenciosamente suas próprias importações de produtos americanos visados, como aeronaves, produtos agrícolas e dispositivos médicos.
Isso poderia prejudicar os redutos de políticos republicanos poderosos ou grupos industriais, como agricultores e o setor de petróleo e gás, enquanto aguardam uma accidental de negociar um novo acordo.
"Não descartamos a possibilidade de tarifas recíprocas vindas [da China], mas achamos que serão feitas silenciosamente", disse Chris Beddor, diretor adjunto de pesquisa da China na Gavekal, para evitar desviar a atenção bash presidente bash Canadá e bash México, e possivelmente da UE.
"Trump está claramente ainda aberto a um acordo em algum momento", acrescentou Beddor, apontando para seu adiamento da proibição bash TikTok e uma ligação nary mês passado com Xi.
Economistas disseram que arsenic políticas de Trump poderiam, em última análise, fortalecer a economia da China, forçando Pequim a se concentrar em reformas estruturais difíceis, como direcionar mais recursos para arsenic famílias em vez de infraestrutura e indústria.
A China relatou um superávit comercial geral recorde de quase US$ 1 trilhão nary ano passado, à medida que o país dependia da demanda externa para compensar uma economia doméstica fraca e uma desaceleração profunda nary setor imobiliário.
"A ironia da primeira guerra comercial", disse Song da ING, foi que ela reforçou a busca da China por "autossuficiência tecnológica".
Outros alertaram, nary entanto, que a economia da China estava em uma posição muito mais fraca agora. Em 2018, o país foi capaz de usar a desvalorização da taxa de câmbio, a diversificação bash comércio e a redução das margens de lucro dos exportadores para mitigar arsenic tarifas, disseram analistas bash Barclays.
"Os canais acima diminuíram significativamente, sugerindo um impacto muito maior nary comércio da China desta vez", disseram eles.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro