6 horas atrás 4

Exynos 2600: tudo sobre o novo chip poderoso da Samsung

Exynos 2600 é o mais recente e poderoso chipset da Samsung, apresentado pela fabricante sul-coreana na última semana. O processador é feito no processo de fabricação de 2 nanômetros (nm), algo inédito até então, e promete melhor integração entre CPU, GPU e NPU para melhorar a experiência do usuário com jogos e tarefas de Inteligência Artificial (IA). Embora não haja confirmação oficial, parte da imprensa internacional acredita que o hardware deve equipar os inéditos Galaxy S26 e Galaxy Z Flip 8, ainda não anunciados.

Quanto menor for a contagem de nanômetros, maior será a eficiência energética do processador e, com isso, melhor será o seu desempenho geral. O Exynos 2600, segundo a própria Samsung, é 39% mais eficiente que o seu antecessor. A melhoria se deve a uma mudança na arquitetura: enquanto os núcleos do Exynos 2500 eram divididos em clusters grandes, médios e pequenos, o novo hardware traz duas áreas médias, o que tende a melhorar a performance.

 Divulgação/Samsung Nova arquitetura tem clusters maiores de alta performance e alta eficiência — Foto: Divulgação/Samsung

Mais rapidez nas tarefas de IA

Segundo a divulgação oficial, o novo processador é capaz de executar tarefas de IA generativa com performance 113% superior à do chipset anterior. Com isso, o usuário poderá apagar objetos em fotos, resumir notas e traduzir ligações em tempo real, entre outras atividades, com mais rapidez e menor latência, além de menor consumo de energia.

No campo da fotografia, os elementos visuais são processados em tempo real, o que deve reduzir o consumo de energia em até 50% em comparação ao Exynos 2500, segundo dados da Samsung. O novo chip terá ainda mais mecanismos para redução de ruídos em gravação de vídeo, suporte para sensores de até 320 MP e um novo codec de vídeo chamado APV, que promete aprimorar a precisão das cores e reconhecimento dos detalhes.

Desempenho poderoso para uma gameplay mais fluida

Aos usuários gamers, a Samsung garante que o Exynos 2600 tem melhoria de performance em ray tracing de 50%. Trata-se de um mérito da nova GPU integrada Exynos Xclipse 960, que é duas vezes maior do que o chip anterior. O componente traz ainda a tecnologia Exynos Neural Super Sampling (ENSS), que pode fazer upscaling de resolução com IA para deixar os jogos três vezes mais fluidos.

 Divulgação/Samsung Exynos 2600 tem um novo sistema de gerenciamento de dissipação de calor — Foto: Divulgação/Samsung

Além disso, o Exynos 2600 gerencia a temperatura por meio de um novo processo chamado “Heat Path Block” (HPB). Inédito no segmento mobile, ele promete encontrar o melhor caminho para a dissipação de calor e reduzir a resistência térmica em até 16%. A melhoria promete mais eficiência na dissipação de calor, mesmo em situações que exigem alta performance do processador.

O site NotebookCheck lembra que, enquanto o Qualcomm Snapdragon 8 Elite de quinta geração, considerado o processador mais poderoso do mundo, tem litografia de 3 nm, o recém-anunciado Exynos 2600 tem 2 nm, o que lhe traz uma vantagem. Isso pode significar que a Samsung estaria disposta a adotar um chip Exynos nos seus smartphones mais caros novamente, precisamente os da linha Galaxy S, o que não aconteceu entre os anos de 2023 e 2025.

🎥 Qualcomm lança Snapdragon 8 Elite Gen 5 com foco em agentes de IA

Qualcomm lança Snapdragon 8 Elite Gen 5 com foco em agentes de IA

Qualcomm lança Snapdragon 8 Elite Gen 5 com foco em agentes de IA

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro