Favorito a vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), o advogado-geral da União, Jorge Messias, encontrou nesta quarta-feira (29) o decano da corte, ministro Gilmar Mendes, na posse do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) como titular da Secretaria-Geral da Presidência.
De acordo com relatos, Messias e Gilmar se encontraram na entrada do Palácio do Planalto e subiram juntos para o salão onde aconteceria a solenidade. Um interlocutor dos dois diz que o encontro foi "por acaso", sem ter sido combinado previamente.
Eles entraram no salão acompanhados do ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos). A cerimônia contou com a participação de ministros do governo Lula (PT), representantes de movimentos sociais, de centrais sindicais e da sociedade civil, além de parlamentares.
Aliados do presidente da República dão como certa a indicação de Messias para a vaga aberta com a saída de Luís Roberto Barroso.
Inicialmente, auxiliares do petista afirmavam que Lula indicaria o ministro da AGU para a corte antes de sua viagem à Ásia, o que não acabou ocorrendo. No último dia 21, o chefe do Executivo se reuniu com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e, depois da conversa, resolveu adiar o anúncio para quando estivesse de volta ao país.
O presidente do Senado é aliado próximo de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente da Casa, e defende o nome do senador para a vaga no STF.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
8





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro