1 hora atrás 1

Fed, o Banco Central dos EUA, reduz juros pela 3ª vez seguida

Nove membros votaram pela redução dos juros em 0,25 ponto percentual. Nesse grupo majoritário está o chairman do Fed, Jerome Powell. Foram derrotados Stephen Miran, que defendeu uma redução maior, de meio ponto percentual, além de Austan Goolsbee e Jeffrey Schimid, que votaram pela manuitenção dos juros.

No comunicado após a decisão, o Fed aponta que os indicadores disponíveis sugerem que a atividade econômica tem se expandido em um ritmo moderado. Mas destaca que a abertura de vagas desacelerou neste ano, e a taxa de desemprego aumentou até setembro. "O Comitê está atento aos riscos em ambos os lados de seu duplo mandato e avalia que os riscos negativos para o emprego aumentaram nos últimos meses", escreve o Fomc no comunicado.

Ao considerar a magnitude e o momento de ajustes adicionais na meta da taxa dos juros de referência, o Comitê avaliará cuidadosamente os dados recebidos, as perspectivas em evolução e o equilíbrio dos riscos. O Comitê está fortemente comprometido em apoiar o máximo emprego e em trazer a inflação de volta à meta de 2%. Fomc, em comunicado

Inflação ainda preocupa. Membros do próprio Fed sustentam que os preços pararam de recuar na economia e, por isso, é necessário ter prudência com novos cortes de juros. A inflação voltou a subir em setembro nos Estados Unidos em relação ao mês anterior, de 2,7% para 2,8% anual.

Piora do mercado de trabalho acabou pesando na decisão. Se a inflação resiliente ainda preocupa uma ala de membros do Fed, outros integrantes do Banco Central americano sustentam que a economia já está esfriando, impactada pelo elevado custo do dinheiro, afetando empresas e as contratações. A taxa de desemprego subiu a 4,4% em setembro, de 4,3% em agosto e de 4% em janeiro, segundo o Departamento do Trabalho.

Impactos no Brasil

Cortes de juros são bem recebidos por investidores das Bolsas. A redução do custo do dinheiro estimula o crescimento econômico e, por tabela, alimenta perspectivas melhores de vendas e lucros das empresas.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro