3 horas atrás 1

Fernando Haddad diz que deve deixar ministério de Lula ainda em janeiro

Nome de substituto não está definido. Míriam Leitão relatou que Haddad não confirmou o nome de Dario Durigan, secretário-executivo da Fazenda. O ministro, no entanto, disse torcer por seu nº 2 e destacou que considera a equipe da pasta ótima.

Déficit público diminuiu. Haddad afirmou que reduziu o déficit público em 70% desde entrou no governo, em 2023. O político petista ainda defendeu o veto presidencial a R$ 11 bilhões em emendas parlamentares no Orçamento de 2026, que será publicado amanhã. No entanto, ele não prevê problemas para o Executivo em razão disso no Congresso Nacional.

A entrevista foi gravada na manhã de hoje, em Brasília. Programa vai ao ar às 23h30, na GloboNews.

Fernando Haddad revelou em dezembro os planos de deixar o cargo. Na ocasião, o ministro afirmou a jornalistas que saída deveria acontecer até fevereiro.

Apontado como substituto natural de Lula, ministro não deve sair candidato em 2026. Haddad pretende colaborar com a campanha de reeleição do presidente Lula e disse que a atividade é incompatível com o trabalho na Fazenda.

Impactos na economia

Saída de Fernando Haddad não preocupa o mercado financeiro. Segundo Sérgio Vale, economista-chefe da MB Associados, no UOL News, o "grosso do trabalho já foi feito". "A gente sabe que em último ano de mandato, especialmente em um período curto mesmo, mesmo se ele continuasse ministro, não ia ter muito o que se fazer de novidade. É mais administrar o dia a dia, digamos assim, da política fiscal, especialmente nesse momento."

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro