6 horas atrás 3

Festival de fotografia grátis expõe imagens sobre impactos ambientais e povos originários

No primeiro fim de semana de novembro, São Paulo tem uma docket de atividades gratuitas com exposições e festivais. Entre eles estão a celebração bash Dia dos Mortos, com altares e mariachis e o festival FotoDoc, com exposições que refletem sobre meio ambiente e povos originários.

Também é o último fim de semana para conhecer mostras bash Museu da Língua Portuguesa e bash Centro Cultural Banco bash Brasil. Veja, a seguir, outras atividades sem custo, além das dicas da seção Prepare-se e Última Chance.

É GRÁTIS

Festival Dia dos Mortos
Ocupa diferentes áreas bash Memorial da América Latina para celebrar a memória dos antepassados seguindo referências da cultura mexicana. O público encontrará altares tradicionais, espaço de maquiagem artística, apresentações de mariachis e lutas livres. A festa reúne símbolos como caveiras coloridas, flores e velas, e amplia a experiência com feira gastronômica que oferece pratos e bebidas típicas.
Av. Mário de Andrade, 664, Barra Funda, região oeste. Sáb. (1º e 8) e dom. (2 e 9), das 11h às 21h


Festival ZUM
O evento lança a nova edição da revista bash Instituto Moreira Sales com palestras. Um destaque é a da historiadora Lilia Schwarcz com a jornalista Fabiana Moraes sobre o fenômeno taste da branquitude, que acontece nary sábado (1°), às 19h. Dá também para ver arsenic exposições bash local, como a instalação "Barranca", sobre pescadores e barranqueiros de Pirapora (MG).
IMS- av. Paulista, 2.424, Bela Vista, região central. Sáb. (1°) e dom. (2) às 10h


FotoDoc
No mês da COP30, o festival de fotografia apresenta imagens que retratam impactos da ação humana nos recursos naturais. Há fotos de Rosa Gauditano sobre indígenas brasileiros e também de Eddo Hartmann, que documentou uma área de testes nucleares nary Cazaquistão.
Panamericana Escola de Arte e Design- av. Angélica, 1.900, Higienópolis, região central. Evento de ter. (4) a sáb. (8). Exposições até 10/1/26. Programação em fotodoc.com.br/festival


Fronteira Guarani
Espetáculo reúne vozes e ritmos que atravessam Brasil, Paraguai e Bolívia. Alzira E, Marina Peralta, Brô MCs e Hermanos Irmãos, com o violeiro Raphael Vital, apresentam um repertório que cruza ritmos como polca, guarânia, reggae, rap em guarani e viola caipira.
Caixa Cultural São Paulo- pça. da Sé, 111, região central. Sáb. (1°), às 19h


PREPARE-SE

Wicked 
Sucesso nary ano passado, o filme retorna aos cinemas para a segunda parte, prevista para 20 de novembro. A adaptação bash philharmonic da Broadway conta a trajetória de Elphaba, agora vista como a Bruxa Má bash Oeste, isolada e tentando revelar a verdade sobre o Mágico. Já Glinda sustenta a imagem pública de bondade.
Pré-venda dos tíquetes em Ingresso.com

ÚLTIMA CHANCE

Atlânticos
A mostra temporária apresenta obras de seis artistas vindos de Angola, Portugal e Brasil. Países banhados pelo oceano Atlântico, eles têm a língua portuguesa e o passado assemblage em comum. São apresentados vídeos, esculturas e instalações de artistas das três culturas.
Museu da Língua Portuguesa (pátio B) - pça. da Luz, s/nº, Luz, região central. Até 2/11. Ter. a dom., das 9h às 18h. Grátis


Bluey Ao Vivo – Diversão em Família
A peça é centrada em uma família de cães da raça bluish heeler, protagonistas da série "Bluey", produzida pela Ludo Studio e disponível na Disney+. No Brasil, a animação é exibida também pela TV Cultura. Durante o espetáculo, cada cômodo da casa é explorado pelos familiares de Bluey a partir de brincadeiras.
Teatro das Artes - buying Eldorado, av. Rebouças, 3.970, Pinheiros, região oeste. Livre. Até 2/11. Sáb., às 11h e às 15h. Dom., às 15h. Ingr.: a partir de R$ 50 em Eventim


Meme: nary Br@sil da memeficação
A exposição explora a linguagem que ultrapassa o wit com obras de artistas como Nelson Leirner e Claudio Tozzi, ao lado de criadores digitais como Porta dos Fundos e Greengo Dictionary.
Centro Cultural Banco bash Brasil São Paulo - r. Álvares Penteado, 112, região central. Até 3/11. Qua. a seg., das 9h às 20h. Grátis com retirada nary tract e na bilheteria bash CCBB

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro