9 meses atrás 11

Fim do Google.com.br? Entenda mudança para usar o buscador

O Google anunciou que vai desativar domínios locais, como "Google.com.br", e implementar somente o "Google.com" para usuários do mundo todo em comunicado divulgado na terça-feira (15). Embora os internautas vejam a nova URL, a mudança não vai alterar o funcionamento do mecanismo de pesquisa. A big tech explica que, devido a melhorias promovidas ao longo dos últimos anos, esses domínios diferentes para cada país não são mais necessários para oferecer resultados de pesquisa relevantes para determinada localização. A seguir, entenda mais detalhes sobre a mudança.

 Getty Images/Chesnot Google vai aposentar URLs locais e implementar somente o domínio "google.com" em qualquer lugar do mundo — Foto: Getty Images/Chesnot

Ao longo do tempo, o Google utilizou códigos de países (ccTLD) no final da URL, visando entregar resultados de pesquisa úteis para determinada localização, como "google.com.br" no Brasil, "google.fr" na França e "google.co.uk" no Reino Unido. Contudo, a empresa explica que, a partir de 2017, passou a oferecer a mesma experiência, incluindo os resultados locais, independente se o usuário utilizava o domínio geral ou o código de um país.

Isso porque, já naquele ano, o Google informou que a localização do usuário era o fator principal para mostrar resultados locais na pesquisa e no Google Maps sem a necessidade de indicar essa localização por meio do código no final da URL. Em vez disso, a pessoa recebia, por padrão, o serviço correspondente ao país em que estava. Assim, se o usuário fizesse uma viagem para outro país, por exemplo, os resultados já mudariam automaticamente.

Portanto, com esse avanço, a empresa informa que os domínios divididos por países são desnecessários atualmente. Sendo assim, o Google vai começar a redirecionar o tráfego desses subdomínios para a URL geral "google.com", visando otimizar a experiência dos usuários ao redor do mundo. A big tech informa, ainda, que essa alteração será implementada gradualmente, ao longo dos próximos meses, e que os usuários poderão, eventualmente, ter que inserir novamente as suas preferências de pesquisa.

No entanto, vale destacar que a alteração de domínio não vai mudar a experiência do usuário, pois o mecanismo de busca continuará funcionando da mesma maneira. "É importante observar que, embora esta atualização altere o que as pessoas veem na barra de endereço do navegador, ela não afetará a maneira como a Pesquisa funciona, nem mudará a maneira como lidamos com as obrigações sob as leis nacionais", diz o comunicado Google.

Veja também: Essa IA me fez conseguir um emprego! Conheça o Character.ai

Essa IA me fez conseguir um emprego! Conheça o Character.ai

Essa IA me fez conseguir um emprego! Conheça o Character.ai

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro