2 anos atrás 48

Flávio Bolsonaro pede afastamento de Dino do Ministério da Justiça

Flávio Bolsonaro pede afastamento de Dino do Ministério da Justiça Flávio Bolsonaro pede afastamento de Dino do Ministério da Justiça

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) enviou nesta 2ª feira (13.nov.2023) um pedido à PGR (Procuradoria Geral da República) para afastar Flávio Dino do cargo de ministro da Justiça. O pedido se deu depois da notícia de que Luciane Barbosa Farias, mulher do líder do CV (Comando Vermelho), participou de reuniões no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Luciane é mulher de Clemilson dos Santos, apelidado de Tio Patinhas. Conhecida como a “dama do tráfico amazonense”, ela se encontrou com 2 secretários do ministério em 2023, nas dependências da pasta.

Em sua representação, Flávio Bolsonaro pede à procuradora-geral da República interina, Elizeta Ramos, que investigue o ministro Flávio Dino por crime de responsabilidade, prevaricação e “condescendência criminosa”. Eis a íntegra (PDF – 953 kB).

No documento, o senador afirma que Luciane é acusada de ser mandante de assassinatos, além de desempenhar funções como lavagem de dinheiro, ocultação de valores oriundos do narcotráfico, aquisição de veículos de luxo, imóveis e a constituição de empresas laranjas.

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sugere ainda a existência de uma agenda “paralela” e “oculta” de Dino com criminosos. O senador acusou o ministro de violar os princípios da publicidade e da transparência.

Os encontros dos secretários do Ministério da Justiça com Luciane foram divulgados primeiramente pelo jornal O Estado de S. Paulo. Segundo a reportagem, ela esteve nos encontros como presidente da ILA (Associação Instituto Liberdade do Amazonas), indicada pela polícia do Amazonas como ONG que atua em prol de presos do Comando Vermelho e que é financiada com dinheiro do tráfico.

Flávio Bolsonaro já havia questionado em seu perfil no X (ex-Twitter) se foi Luciane que “intermediou” a ida de Dino ao complexo da Maré “sem aparato policial”. O senador adiantou que protocolaria uma representação conta Dino no MPF para investigar a sua “possível associação” ao Comando Vermelho.

Leia mais em Poder360

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro