8 meses atrás 36

Forças da Ucrânia que lutam dentro da Rússia estão quase cercadas, mostram mapas

A situação das tropas em Kursk piorou drasticamente nos últimos três dias, depois que Washington suspendeu o compartilhamento de Inteligência com o governo ucraniano, o que pode levar a uma possível retirada.


Mapas de código aberto mostram tropas ucranianas quase cercadas na região de Kursk — Foto: DeepStateMap / Reprodução

Os mapas disponíveis em um site chamado Deep State - que seguem um modelo de desenvolvimento descentralizado e colaborativo, onde o código-fonte é distribuído publicamente - mostram que a situação das tropas ucranianas piorou drasticamente nos últimos três dias, depois que o governo dos Estados Unidos suspendeu o compartilhamento de Inteligência com Kiev.

Segundo eles, nesta sexta, cerca de três quartos da força ucraniana dentro da Rússia já estavam quase confinadas a um corredor terrestre de cerca de 1 km de comprimento e menos de 500 metros de largura, em seu ponto mais estreito.

"O inimigo tem uma vantagem em UAVs (drones), tanto de reconhecimento quanto de ataque. O mais comumente usado é o drone FPV. Eles são os principais responsáveis ​​pelo controle de fogo de tudo que se move 'para dentro' ou 'para fora' da região de Kursk", disse o Deep State em nota.

Militares ucranianos arrancam bandeira russa de prédio oficial em Kursk, no sudoeste da Rússia, em 14 de agosto de 2024 — Foto: Reprodução/ g1

"A situação (da Ucrânia em Kursk ) é muito ruim. Agora não resta muito até que as forças ucranianas sejam cercadas ou forçadas a se retirar. E a retirada significaria correr um perigoso desafio, onde as forças seriam constantemente ameaçadas por drones e artilharia russos", afirma Pasi Paroinen, analista militar do Black Bird Group, da Finlândia, à Reuters.

Não houve confirmação oficial do avanço russo pelo Ministério da Defesa russo ou pelos militares ucranianos, pois ambos tendem a relatar mudanças no campo de batalha com atraso.

Trump diz que considera impor sanções à Rússia até cessar-fogo com a Ucrânia

Trump diz que considera impor sanções à Rússia até cessar-fogo com a Ucrânia

"Isso é impossível. A Rússia nunca discutiu e não discutirá o tema da troca de seu território. E, claro, as formações ucranianas serão expulsas desse território. Todos que não forem destruídos serão expulsos", afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

O vice-presidente do Conselho de Segurança russo, Dmitry Medvedev, chamou de "absurda" a proposta de Zelensky. Medvedev, que foi presidente da Rússia entre 2008 e 2012, também afirmou que o país demonstraria que pode alcançar "a paz através da força".

A região de Kursk, no oeste da Rússia, foi invadida por tropas ucranianas em uma contraofensiva surpresa em agosto de 2024. Desde então, os russos tentam combater a presença da Ucrânia no local. Zelensky tenta usar essa pequena vitória na guerra, que se estende desde fevereiro de 2022, como instrumento de barganha.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro