9 meses atrás 14

Fórum Econômico Mundial: clima extremo é principal desafio no longo prazo

Riscos climáticos ganham destaque no curto prazo

No horizonte de curto e médio prazo, os eventos climáticos extremos emergem como o segundo maior risco, atrás apenas da desinformação, que lidera pelo segundo ano consecutivo. Essa prioridade reflete o impacto crescente de secas, inundações e tempestades devastadoras, que já estão transformando paisagens e sociedades.

Outros riscos ambientais também figuram entre as preocupações, incluindo mudanças críticas nos sistemas terrestres e poluição. No entanto, os eventos climáticos extremos se destacam, sendo classificados consistentemente como uma das principais ameaças globais.

A preocupação com questões sociais, como polarização e desigualdade, também aumentou. Segundo o relatório, "a desigualdade desempenha um papel significativo no desencadeamento e na influência de outros riscos, enfraquecendo a confiança e diminuindo o senso coletivo de valores compartilhados."

Longo prazo: o domínio dos riscos ambientais

O relatório alerta que os próximos 10 anos serão marcados por um agravamento sem precedentes dos riscos ambientais. Eventos climáticos extremos continuam no topo das preocupações, seguidos pela perda de biodiversidade, colapso de ecossistemas e escassez de recursos naturais.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro