6 meses atrás 13

Francisco veste vermelho: por que a cor é usada no funeral dos papas

Nesta quarta (22), seu corpo será levado da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde os fiéis poderão prestar as últimas homenagens.

A cor vermelha, presente nos ritos fúnebres do papa, não é casual: ela é tradicionalmente usada nos funerais dos pontífices. Um dos primeiros papas cujo funeral tem registros a cores, Pio XII, foi envolto no ano de 1958 em uma cânula vermelha sobre um esquife carmesim (um tom de vermelho forte) em Castel Gandolfo, a propriedade papal nos arredores de Roma, onde morreu.

Dois anos antes, em 1956, o corpo de Pio IX (1792-1878) foi exumado, e foi possível constatar também as vestes vermelhas com detalhes em dourado, assim como o forro vermelho do caixão.

Registros históricos indicam que a tradição remonta há séculos.

"Um antigo costume bizantino, o vermelho é a cor do luto pelos Papas falecidos", afirma o estudioso John Paul Sonnen. "De fato, a origem das vestes vermelhas para as exéquias papais muito provavelmente deriva de antigas práticas funerárias do [Império Romano do] Oriente, sendo o vermelho habitualmente usado em funerais, um uso histórico e pragmático que foi preservado na Roma papal. O vermelho também é associado aos Apóstolos e à Festa dos Beatos Apóstolos Pedro e Paulo, sendo o Romano Pontífice o primeiro entre os apóstolos", explica.

Na Igreja Católica, segundo o vaticanista brasileiro Filipe Domingues, a cor também está ligada aos cardeais: "A veste formal dos cardeais também é vermelha simbolizando a disponibilidade a dar a vida pela igreja".

"O Papa está vestido com uma veste litúrgica, e isso é tradição, parte do ritual. Francisco está vestido ali como se ele fosse para uma celebração, com uma casula vermelha, porque ele é um sucessor do apóstolo Pedro. Os papas são velados de vermelho, a cor dos mártires, que remete ao martírio", diz Domingues.

Na Igreja Católica, com o tempo, o vermelho passou a remeter ao sangue derramado pelos mártires cristãos. São Pedro é considerado ele próprio um mártir: ao pregar em Roma, foi perseguido por suas convicções religiosas e morto a mando do Imperador Nero, crucificado de cabeça para baixo.

Pedro é tido como o primeiro bispo de Roma — e, dessa forma, o primeiro papa.

A mesma simbologia se aplica às vestes vermelhas usadas pelos sacerdotes ao celebrar missas. No Ano Litúrgico, ela é usada "no Domingo da Paixão e de Ramos, na Sexta-Feira da Paixão, no Domingo de Pentecostes e na celebração dos mártires, apóstolos e evangelistas", segundo o site da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil). "Simboliza o fogo purificador, o sangue e o martírio."

Simbologia da primeira foto divulgada do corpo do Papa Francisco

Simbologia da primeira foto divulgada do corpo do Papa Francisco

Ao longo do Ano Litúrgico, outras cores são usadas nas celebrações, como o roxo, usado na maior parte de Quaresma, em finados e nas exéquias (funerais) comuns. É a cor usada em momentos de tristeza e penitência.

Já o branco é usado em celebrações alegres, como o Natal, que comemora o nascimento de Jesus Cristo. Nas missas do chamado Tempo Comum, sem celebração específica, o sacerdote usa a cor verde. Em situações específicas, mas em desuso, segundo a CNBB, vestes pretas e rosa também podem ser usadas.

Veja elementos da primeira foto do papa Francisco no caixão divulgada pelo Vaticano em 22 de abril de 2025. — Foto: Veronica Medeiros/arte g1

Papa Francisco — Foto: Reuters

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). As informações foram confirmadas pelo Vaticano. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.

Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.

À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu. Relembre a carreira do papa mais abaixo.

Papa Francisco — Foto: Reuters

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro