2 horas atrás 1

Frankenstein: 15 filmes protagonizados pelo monstro clássico da literatura

O monstro Frankenstein está de volta aos cinemas graças ao novo filme do diretor mexicano Guillermo del Toro (Pinóquio), lançado na última sexta-feira (7) exclusivamente para a Netflix. Estrelado por Oscar Isaac (Duna), Mia Goth (Pearl) e Jacob Elordi (2 Corações), a obra adapta o romance clássico de Mary Shelley (1797 - 1851) focando no drama existencialista, mas sem deixar de lado o horror gótico e de ficção científica que é a principal marca registrada do livro.

Antes da versão de del Toro, o "Prometeu Moderno" (segundo nome oficial do romance de Shelley) já havia sido adaptado em outras versões nos cinemas desde 1931, com o astro Boris Karloff (A Múmia) marcando para sempre o personagem na cultura pop com o visual engessado e parafusado como conhecemos popularmente. Se você acabou de ver a versão da Netflix e quer passear pela mitologia do Prometeu de Shelley no cinema, então confira essa lista do TechTudo com 15 adaptações diretas e indiretas de Frankenstein que estão disponíveis no Disney+, Netflix, Amazon Prime Video e Darkflix+.

 Reprodução/The Movie Database Oscar Isaac interpreta Viktor Frankenstein, o médico responsável por criar uma criatura imortal — Foto: Reprodução/The Movie Database

Frankenstein: 15 filmes protagonizados pelo monstro clássico da literatura

  1. Frankenstein de Mary Shelley (1994)
  2. Frankenstein (1931)
  3. Victor Frankenstein (2015)
  4. Frankenstein: Entre Anjos e Demônios (2014)
  5. O Jovem Frankenstein (1974)
  6. Frankenstein (2015)
  7. Frankenweenie (2012)
  8. The Rocky Horror Picture Show (1975)
  9. Pobres Criaturas (2023)
  10. A Prometida (1985)
  11. Edward Mãos de Tesoura (1990)
  12. A Noiva de Frankenstein (1935)
  13. A Maldição de Frankenstein (1957)
  14. Frankenstein Criou a Mulher (1967)
  15. Frankenstein (2025)

1. Frankenstein de Mary Shelley (1994)

Depois que o diretor Francis Ford Coppola (Apocalypse Now) teve uma ótima repercussão ao dar sangue novo ao vampiro da Transilvânia com Drácula de Bram Stocker (1992), o ator e diretor inglês Kenneth Branagh (A Noite das Bruxas) quis botar carne fresca em Frankenstein em uma espécie de "filme resposta" ao longa americano. Frankenstein de Mary Shelley contou com Robert De Niro (Dia Zero) no papel da criatura, além de Branagh e Helena Bonham Carter (Enola Holmes) nos papéis principais.

Presente no Amazon Prime Video, o filme mostra a ambição do cientista Victor Frankenstein (Branagh) em se destacar na medicina usando métodos pouco ortodoxos para o seu tempo. Sua criação mais infame é um monstro feito de partes humanas extraídas de cadáveres. Apesar de concluir o plano de vencer a morte e intervir na criação natural, Victor se arrepende do ato quando a criatura se revolta com a própria existência e com o egoísmo de seu criador. Não tão bem sucedido quanto Drácula, a versão de Kenneth Branagh recebeu aprovação de 42% no Rotten Tomatoes (selo "podre") e nota 6,3 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database Robert De Niro estrelou a versão de Frankenstein dirigida por Kenneth Branagh — Foto: Reprodução/The Movie Database

A segunda adaptação do romance de Mary Shelley nos cinemas se tornou icônica graças ao visual do ator Boris Karloff que permanece até hoje como representação padrão do monstro clássico. Nesta versão dirigida por James Whale (O Homem Invisível), o cientista Henry Frankenstein recria um ser humano com partes humanas de cadáveres. A criatura, além de não possuir nome, também não possui inteligência. Mas quando Henry utiliza o cérebro de um criminoso em sua criação, todos ao seu redor se tornam alvos de uma besta implacável.

Além de Karloff, fazem parte do elenco Colin Clive (Assim Amam as Mulheres), Edward Van Sloan (O Beijo da Morte) e Mae Clarke (Inimigo Público). Atualmente, o longa está no catálogo do Looke, NetMovies e Darkflix+. Mantido preservado na Biblioteca do Congresso Estadunidense como "obra culturalmente relevante", Frankenstein possui hoje 94% de aprovação no Rotten (selo "fresh") e média 7,7 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database Adaptação de Frankenstein com Boris Karloff no papel principal se tornou icônica até hoje — Foto: Reprodução/The Movie Database

3. Victor Frankenstein (2015)

Nesta versão dirigida por Paul McGuigan (Heróis) e estrelada por James McAvoy (Fragmentado) e Daniel Radcliffe (franquia Harry Potter), o foco da narrativa está na relação de amizade e trabalho entre o cientista Victor Frankenstein (McAvoy) e seu ajudante corcunda Igor Straussman (Radcliffe), personagem surgido pela primeira vez na mitologia de Frankenstein no longa O Filho de Frankenstein (1939). Juntos, os dois trabalham em um protótipo que serve de base para a maior ambição de Victor: criar um ser humano imortal.

Outros nomes presentes no elenco são Jessica Brown Findlay (Downton Abbey), Charles Dance (Game of Thrones) e Andrew Scott (Fleabag). Apesar do diferencial da narrativa, Victor Frankenstein não conquistou a crítica, recebendo por parte dela apenas 29% de aprovação no RT (selo "podre"). Entretanto, a avaliação do público no IMDb foi mais modesta, graças a nota 6. Se você quer tirar suas próprias conclusões, basta conferir o filme no Disney+.

 Reprodução/The Movie Database Relação entre Victor e seu ajudante Igor é mostrada no longa Victor Frankenstein — Foto: Reprodução/The Movie Database

4. Frankenstein: Entre Anjos e Demônios (2014)

Enveredando por uma narrativa ainda mais radical, Frankenstein: Entre Anjos e Demônios coloca o Prometeu Moderno para sair na porrada contra demônios. Esta inusitada versão dirigida por Stuart Beattie (Colateral) se baseia em uma graphic novel homônima criada por Kevin Grevioux. No enredo, a criatura decide matar seu criador e sua esposa como vingança. Duzentos anos depois, o monstro, agora sob o nome de Adam, se envolve em um conflito contra clãs de demônios que ameaçam a humanidade.

Essa inusitada versão, que está disponível no Prime Video e Darkflix+, conta com o elenco formado por Aaron Eckhart (Batman: O Cavaleiro das Trevas), Bill Nighy (Questão de Tempo), Yvonne Strahovski (Dexter) e Miranda Otto (Fale Comigo). Mais voltado à ação e fantasia sombria, Frankenstein: Entre Anjos e Demônios recebeu uma aprovação crítica no RT tão "podre" quanto à carne do protagonista: 5%. Já no IMDb, a média foi um pouco mais acolhedora: 5,1 entre os usuários.

 Reprodução/The Movie Database Frankenstein: Entre Anjos e Demônios abraça a ação e a fantasia sobrenatural em seu enredo — Foto: Reprodução/The Movie Database

5. O Jovem Frankenstein (1974)

Além do horror e drama, a comédia foi outro gênero onde a criação de Mary Shelley recebeu adaptações. O exemplo mais lembrado entre os cinéfilos é O Jovem Frankenstein, um clássico do "terrir" dirigido por Mel Brooks (Banzé no Oeste) e estrelado por Gene Wilder (A Fantástica Fábrica de Chocolates), Peter Boyle (O Candidato), Marty Feldman (O Pirata da Barba Amarela) e Teri Garr (Tootsie). O longa compõe o acervo do Darkflix+.

Victor Frankenstein (voz de Mel Brooks) deixou um neto, e seu nome é Frederick Frankenstein (Wilder). O protagonista recebe de herança o castelo ermo do avô. Lá vivem os criados Igor (Feldman), Inga (Garr) e Frau Blücher (Cloris Leachman). Frederick redescobre a obra mais ambiciosa do avô e decide mostrar a todos que Victor não era tão maluco quanto pensava. A obra recebeu da crítica aprovação de 95% no Rotten Tomatoes (selo "fresh") e média 8 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database O Jovem Frankenstein é um clássico da comédia de terror que conta com Gene Wilder no papel principal — Foto: Reprodução/The Movie Database

Em 2015, o diretor inglês Bernard Rose (A Lenda de Candyman) levou de forma discreta às telonas uma versão contemporânea do livro de Mary Shelley. Sob o nome de Frankenstein, acompanhamos a adaptação sob o ponto de vista de Adam, um homem criado em laboratório pelo casal de cientistas Victor e Elizabeth Frankenstein. Como eles se arrependeram da decisão, decidem matar Adam. Mas este consegue fugir da casa onde vivia para descobrir que a humanidade guarda um lado tão monstruoso quanto ele.

A obra é estrelada por Xavier Samuel (A Saga Crepúsculo: Eclipse), Carrie-Anne Moss (franquia Matrix), Tony Todd (Premonição), Maya Erskine (Sr. e Sra. Smith, a série) e Danny Huston (Yellowstone). Apesar de um tanto obscura, a produção recebeu aprovação de 100% da crítica no Rotten. No IMDb, a nota do público ficou em 5,1.

 Reprodução/Justwatch Nova versão de Frankenstein se passa nos dias atuais — Foto: Reprodução/Justwatch

Antes de ser famoso em Hollywood, o excêntrico diretor Tim Burton chegou a dirigir, em 1984, um curta-metragem para a Disney chamado Frankenweenie, onde um garoto chamado Victor ressuscita seu cachorro de estimação usando métodos científicos bastante controversos para sua idade. Tal como o cão, o curta foi revitalizado por Burton em um longa animado em stop-motion que hoje pode ser visto no Disney+, bem como a produção original.

Charlie Tahan (Ozark), Winona Ryder (Stranger Things), Martin Short (Only Murders in the Building) e Catherine O'Hara (Os Fantasmas Ainda se Divertem) fazem parte do elenco da dublagem. Além da aprovação de 87% no RT e nota 6,9 no IMDb, Frankenweenie recebeu indicações ao prêmio de Melhor Animação no Oscar, Globo de Ouro e Annie Awards.

 Reprodução/Disney Frankenweenie é uma animação em stop-motion e traz o ator Charlie Tahan como a voz de Victor Frankenstein — Foto: Reprodução/Disney

8. The Rocky Horror Picture Show (1975)

Quem já assistiu esse musical camp termo usado para obras artísticas exagerada e assumidamente bregas) já conhece a referência de Frankenstein no enredo. Com direção de Jim Sharman (Shock Treatment) e elenco formado por Tim Curry (A Lenda), Susan Sarandon (Besouro Azul) e Barry Bostwick (O Esquadrão do Terror), The Rocky Horror Picture Show mistura diversas referências do terror clássico em uma obra frenética, divertida e um tanto sensual.

O jovem casal Brad Majors (Bostwick) e Janet Weiss (Sarandon) vai parar por no castelo do Dr. Frank 'n Futher (Curry), um alienígena queer que está na Terra trabalhando na criação de Rocky, um homem musculoso que irá satisfazer todos os seus desejos. Porém, o apetite sexual de Frank é maior que sua criação, e ele acaba crescendo os olhos para cima dos ingênuos Brad e Janet. Disponível no Disney+, o longa recebeu 81% de aprovação no RT (selo "fresh") e média 7,4 no IMDb.

 Divulgação/IMDb The Rocky Horror Picture Show — Foto: Divulgação/IMDb

9. Pobres Criaturas (2023)

Pobres Criaturas é outra obra popular que busca inspirações no romance de Mary Shelley, embora sua história original tenha como base o livro homônimo de Alasdair Gray. Emma Stone (La La Land) interpreta Bella, uma mulher grávida que morreu, mas foi ressuscitada por um médico excêntrico que transplantou o cérebro de sua filha em sua cabeça. Ela tem o corpo de mulher, mas a mentalidade de criança. Rapidamente, Bella desenvolve a vontade de explorar o mundo e sua própria sexualidade.

Junto com Emma Stone estão no elenco Willem Dafoe (Aquaman), Mark Ruffallo (Toda Luz que Não Podemos Ver) e Margaret Qualley (A Substância). Vencedor de quatro Oscars, Pobres Criaturas recebeu aprovação de 92% no RT e nota 7,8 no IMDb. O longa pode ser visto no Disney+.

 Reprodução/IMDb Pobres Criaturas, novo filme do diretor Yorgos Lanthimos, busca inspirações no romance de Mary Shelley — Foto: Reprodução/IMDb

A Prometida leva o termo "romance" ao pé da letra ao descrever a paixão entre criador e criatura. Mas calma que a relação proposta neste filme do diretor Franc Roddam (Quadrophenia) é bem diferente. Aqui vemos o médico Charles Frankenstein decidido a criar uma companheira para o seu monstro deformado, de nome Viktor. O resultado é Eva, uma mulher encantadora que em nada se parece com sua primeira experiência. Tanto que Victor e Eva se apaixonam mutualmente, causando fúria e ressentimento em Viktor, que se sente traído duas vezes.

Fazem parte do elenco principal o cantor Sting (Duna de 1984), Jennifer Beals (Flashdance), Geraldine Page (Coração Querido) e Clancy Brown (Highlander). O título, que está no catálogo do Darkflix+, recebeu do público média de 5,4 no IMDb, enquanto no RT a aprovação foi de apenas 24% (selo "podre").

 Reprodução/The Movie Database Romance inspirado em Frankenstein é estrelado pelo cantor Sting e pela atriz Jennifer Seals — Foto: Reprodução/The Movie Database

11. Edward Mãos de Tesoura (1990)

Tim Burton resolveu criar um novo Frankenstein em sua filmografia ao dirigir Edward Mãos de Tesoura, uma comédia sombria estrelada por Johnn Depp (franquia Piratas do Caribe) e Wynona Ryder. Depp interpreta Edward, uma criatura humanoide que tem tesouras ao invés de mãos. Vivendo isolado em um casarão isolado após a morte de seu criador, ele é descoberto por uma vendedora de cosméticos que o leva até o bairro onde mora, atiçando a curiosidade da vizinhança e o coração da jovem Kim (Ryder).

Edward é constantemente lembrado pelo público com mais de 20 anos por conta das inúmeras reprises do filme na Sessão da Tarde. Atualmente, o longa está no catálogo do Disney+. Para além da aceitação do público, que deu ao longa nota 7,8 no IMDb, Edward Mãos de Tesoura possui 91% de aprovação no Rotten (selo "fresh").

 Reprodução/IMDb Edward Mãos de Tesoura possui inspirações de Frankenstein em seu enredo — Foto: Reprodução/IMDb

12. A Noiva de Frankenstein (1935)

Após o sucesso do primeiro Frankenstein, o diretor James Whale encabeçou uma verdadeira franquia cinematográfica que rendeu outras produções de sucesso. A principal delas é A Noiva de Frankenstein, título igualmente influente que conta com Valerie Hobson (Grandes Esperanças) no papel de Elizabeth, uma mulher criada pelo cientista Henry Frankenstein (novamente interpretado por Colen Clive). A criatura serve de companheira para o igualmente experimental monstro de Frankenstein (Karloff).

A obra ficou popularizada na cultura pop e rendeu algumas inspirações indiretas, como os já citados Pobres Criaturas e A Prometida, além da série animada Comando das Criaturas. O título rendeu aprovação de 98% no RT e nota 7,8 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database A Noiva de Frankenstein segue a franquia iniciada por Boris Karloff como o monstro humano — Foto: Reprodução/The Movie Database

13. A Maldição de Frankenstein (1957)

Décadas após o lançamento do filme de James Whale, a Hammer Film Productions, famoso estúdio inglês especializado em filmes de horror clássico, inaugurou uma nova franquia de filmes do Frankenstein com Peter Cushing (O Vampiro da Noite) no papel principal. A história é totalmente narrada pelo ponto de vista do Barão Victor Frankenstein (Cushing), que, prestes a ser executado, usa suas palavras finais para detalhar como criou dos mortos uma criatura indestrutível e com enorme sede de vingança.

O longa dirigido por Terence Fisher (Noivas do Vampiro) ainda conta com o elenco formado por Hazel Court (A Orgia da Morte), Robert Urquhart (O Drama de Dunquerque) e Christopher Lee (franquia Star Wars). O título recebeu aprovação de 85% no RT e nota 7 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database A Maldição de Frankenstein inaugurou uma nova franquia de filmes do monstro de Mary Shelley — Foto: Reprodução/The Movie Database

14. Frankenstein Criou a Mulher (1967)

Com o lançamento da nova franquia de Terence Fisher, os filmes de Frankenstein enveredaram por caminhos cada vez mais desprendidos da fonte original. É o caso de Frankenstein Criou a Mulher, filme que traz novamente Peter Cushing no papel principal, mas desta vez ao lado de Susan Denberg (Eu Te Verei no Inferno, Querida).

No enredo, Victor está interessado em um experimento para transferir as almas de pessoas mortas para outras pessoas vivas. Sua primeira cobaia nesse experimento é Christina Kleve (Denberg), uma mulher que perdeu o namorado após este ser injustamente acusado de assassinato. Christina se torna uma mulher atraente, mas que esconde um desejo assassino e vingativo. Não tão popular quanto o primeiro filme da Hammer, Frankenstein Criou a Mulher recebeu 62% de aprovação no RT e nota 6,5 no IMDb. Pode ser visto no Oldflix e Darkflix+.

 Reprodução/The Movie Database Uma mulher recebe a alma de seu amado, que está possesso por vingança — Foto: Reprodução/The Movie Database

A versão criada por Guillermo del Toro é um épico de quase três horas de duração onde vemos, quase que de forma equilibrada, a narrativa sob o ponto de vista de Victor Frankenstein e sua criatura. De um lado, há Victor, um homem traumatizado pela morte da mãe na infância que quer ter o controle da vida por meio da ciência. Do outro, há uma criatura maltratada por seu egoísta criador e que quer redescobrir o significado de sua existência.

Exibido de forma reduzida nos cinemas, a obra da Netflix recebeu 86% de aprovação no Rotten Tomatoes (selo "fresh") e nota 7,7 no IMDb. Ainda fazem parte do elenco Felix Kammerer (Nada de Novo no Front), David Bradley (Pinóquio), Lars Mikkelsen (The Witcher), Christian Convery (Sweet Tooth), Charles Dance e Christoph Waltz (Django Livre).

 Divulgação/Netflix Frankenstein: veja sinopse e elenco da nova adaptação da Netflix — Foto: Divulgação/Netflix

🎥Personagens que são bonzinhos, mas nem todo mundo gosta 👀

Personagens que são bonzinhos, mas nem todo mundo gosta 👀

Personagens que são bonzinhos, mas nem todo mundo gosta 👀

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro