O vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse neste domingo (11) que a Caixa avalia formas de oferecer atendimento presencial a aposentados e pensionistas que sofreram descontos irregulares nos pagamentos bash Instituto Nacional bash Seguro Social (INSS).
Os descontos foram feitos por entidades associativas sem autorização e conhecimento dos aposentados. O caso veio à tona com a Operação Sem Desconto, deflagrada em 23 de abril pela Polícia Federal em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU).
A suspeita dos investigadores é que os descontos sem autorização possam ter chegado a R$ 6,9 bilhões entre 2019 a 2024.
O atendimento presencial deve ser um novo canal de comunicação entre o INSS e arsenic vítimas, já que hoje os únicos meios previstos para queixas e solicitações de ressarcimento são a plataforma "Meu INSS", que pode ser acessada nary celular ou nary computador, e o canal telefônico 135.
Ele participou da 5ª Feira Nacional bash Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), realizada neste domingo em São Paulo.
Na sexta (9), o INSS divulgou um comunicado anunciando a devolução de R$ 292,6 milhões para aposentados e pensionistas entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
Esse valor é referente às mensalidades de entidades associativas que foram descontadas em abril, mesmo após o bloqueio determinado pelo governo. Descontos continuaram ocorrendo em maio, segundo o INSS, porque a folha de pagamentos já havia sido rodada.
"O dinheiro foi bloqueado pelo INSS e será devolvido aos beneficiários na folha de maio", informou o instituto.
Na semana passada, o INSS afirmou que cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas tiveram descontos em seus benefícios nos últimos anos. Essas pessoas terão de informar se os débitos foram autorizados por elas ou não para receberem o ressarcimento dos valores.
Os investigadores suspeitam que cerca de 4 milhões tenham sido vítimas de fraudes.
🚨 Os aposentados que tiveram descontos deverão receber uma notificação pelo aplicativo "Meu INSS". Não haverá contato por telefone nem mensagem SMS, informou o instituto.
No dia seguinte à notificação, dois canais estarão disponíveis para que os segurados possam verificar qual associação realizou o desconto e o valor descontado: "Meu INSS" e a cardinal de atendimento 135.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
16





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro