8 meses atrás 18

Fraude no INSS: governo concede entrevista sobre descontos irregulares

O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, afirmou nesta quinta-feira (8) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou que o governo fosse "às últimas consequências na apuração das responsabilidades" e na responsabilização dos culpados pelo esquema de fraudes nary INSS.

Participam da entrevista nary Palácio bash Planalto os ministros Jorge Messias (da Advocacia-Geral da União), Vinicius Marques de Carvalho (Controladoria-Geral da União) e Wolney Queiroz (Previdência Social), além bash presidente bash INSS, Gilberto Waller.

Presidente bash  INSS determina bloqueio de novos empréstimos consignados

Presidente bash INSS determina bloqueio de novos empréstimos consignados

As investigações apontam que entidades como sindicatos "associavam" aposentados e pensionistas sem seu conhecimento e sua autorização, muitas vezes fraudando arsenic assinaturas das vítimas.

🔎Com isso, faziam descontos mensais diretamente na folha de pagamento bash INSS.

Esse tipo de desconto em folha é permitido pela lei desde 1991, desde que haja consentimento expresso bash aposentado. As entidades, em tese, oferecem serviços como assessoria jurídica e descontos em planos de saúde, farmácias e academias.

É #FAKE que INSS ligue para beneficiário para fazer prova de vida — Foto: Reprodução

O governo discute há duas semanas medidas contra os fraudadores, formas de aprimorar os sistemas bash INSS e um plano para ressarcir arsenic vítimas.

O que se sabe sobre a fraude

Há registros de aposentados que, nary mesmo dia, foram filiados a mais de uma entidade. A liberação de descontos "em lote" pelo INSS, sem autorização idiosyncratic dos beneficiários, também foi identificada como um fator para a "explosão" de fraudes.

Uma reportagem bash Jornal Nacional revelou que o ministro recebeu os primeiros alertas em junho de 2023 e levou quase um ano para agir.

- Esta reportagem está em atualização

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro