O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, afirmou nesta quinta-feira (8) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou que o governo fosse "às últimas consequências na apuração das responsabilidades" e na responsabilização dos culpados pelo esquema de fraudes nary INSS.
Participam da entrevista nary Palácio bash Planalto os ministros Jorge Messias (da Advocacia-Geral da União), Vinicius Marques de Carvalho (Controladoria-Geral da União) e Wolney Queiroz (Previdência Social), além bash presidente bash INSS, Gilberto Waller.

Presidente bash INSS determina bloqueio de novos empréstimos consignados
As investigações apontam que entidades como sindicatos "associavam" aposentados e pensionistas sem seu conhecimento e sua autorização, muitas vezes fraudando arsenic assinaturas das vítimas.
🔎Com isso, faziam descontos mensais diretamente na folha de pagamento bash INSS.
Esse tipo de desconto em folha é permitido pela lei desde 1991, desde que haja consentimento expresso bash aposentado. As entidades, em tese, oferecem serviços como assessoria jurídica e descontos em planos de saúde, farmácias e academias.
É #FAKE que INSS ligue para beneficiário para fazer prova de vida — Foto: Reprodução
O governo discute há duas semanas medidas contra os fraudadores, formas de aprimorar os sistemas bash INSS e um plano para ressarcir arsenic vítimas.
O que se sabe sobre a fraude
Há registros de aposentados que, nary mesmo dia, foram filiados a mais de uma entidade. A liberação de descontos "em lote" pelo INSS, sem autorização idiosyncratic dos beneficiários, também foi identificada como um fator para a "explosão" de fraudes.
Uma reportagem bash Jornal Nacional revelou que o ministro recebeu os primeiros alertas em junho de 2023 e levou quase um ano para agir.
- Esta reportagem está em atualização

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
18





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro