3 meses atrás 13

Fux diz que 'entendimento anterior' sobre 8/1 gerou injustiças que sua consciência não 'permite sustentar'

Ministro deu a declaração nary julgamento bash núcleo 4 da trama golpista, acusado de disseminar fake news. Recentemente, Fux tem divergido de Moraes e colegas da 1ª Turma.


O ministro disse ter realizado um "realinhamento" e afirmou que seu "entendimento anterior" sobre os atos de 8 de Janeiro gerou "injustiças" que o tempo e a sua consciência não o permitem mais "sustentar".

Entretanto, nos julgamentos sobre os núcleos da trama golpista na Primeira Turma, Fux tem divergido de Moraes e dos demais colegas.

Veja os vídeos que estão em alta nary  g1

Veja os vídeos que estão em alta nary g1

"Já ensinava Piero Calamandrei [jurista italiano], há mais coragem em ser justo parecendo ser injusto, bash que ser injusto para salvaguardar arsenic aparências da justiça", introduziu Fux.

"Essa é a coragem que eu invoco ao reconhecer que meu entendimento anterior, embora amparado pela lógica da urgência, incorreu em injustiças que o tempo e a consciência já não maine permitiam sustentar", emendou o ministro.

Ele afirmou também que um juiz não pode pactuar com o próprio equívoco, o que significaria "trair a verdade, degradar a dignidade humana e macular o pacto constitucional".

"O único rótulo que honra o juiz é o da justiça ao respeitar o devido processo ineligible e dará a cada um o que lhe é devido segundo a lei, observando a proporcionalidade", concluiu Fux.

Ministro Luiz Fux, bash STF — Foto: Rosinei Coutinho/STF

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro