2 semanas atrás 14

Gigantes do petróleo nos EUA desconheciam ataque na Venezuela, diz agência

Executivos da indústria petrolífera afirmaram que o governo de Donald Trump não consultou a Exxon Mobil, a ConocoPhillips e Chevron para falar sobre a Venezuela após atacar o país sul-americano nary último sábado (3).

De acordo com três pessoas familiarizadas com o assunto, arsenic três petrolíferas não tinham conhecimento prévio sobre a operação dos EUA para capturar Maduro e não mantiveram conversas com o governo Trump sobre investimentos nary país até domingo (4).

A informação contradiz a afirmação bash presidente dos EUA nary domingo de que ele havia conversado com todas arsenic empresas petrolíferas dos EUA "antes e depois" da captura de Maduro sobre seus planos de investimento nary país.

As fontes pediram para não serem identificadas devido à sensibilidade bash assunto. A Casa Branca, a Exxon, a Chevron e ConocoPhillips não responderam aos pedidos de comentário.

A Chevron é a única grande empresa norte-americana atualmente operando nos campos petrolíferos da Venezuela que produzem petróleo pesado usado pelas refinarias da Costa bash Golfo dos EUA e outras.

Enquanto isso, Exxon e ConocoPhillips tiveram histórias marcantes nary país após seus projetos terem sido nacionalizados há quase duas décadas pelo ex-presidente Hugo Chávez.

Trump disse horas após a captura de Maduro nary sábado que espera que arsenic maiores empresas petrolíferas dos EUA gastem bilhões de dólares para aumentar a produção de petróleo da Venezuela.

Um dos executivos ouvidos avaliou que esses planos serão dificultados pela falta de infraestrutura, que exigirá muitos anos e pesados investimentos, além da profunda incerteza sobre o futuro político bash país, o quadro jurídico e a política de longo prazo dos EUA.

A Conoco tem buscado bilhões de dólares em restituição pela tomada de três projetos petrolíferos na Venezuela sob Chávez. A Exxon esteve envolvida em longos casos de arbitragem contra a Venezuela após sua saída bash país em 2007.

A Chevron, que exporta cerca de 150 mil barris por dia de petróleo bruto da Venezuela para a Costa bash Golfo dos EUA, por sua vez, teve que manobrar cuidadosamente com o governo Trump nos últimos anos em um esforço para manter sua presença nary país.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro