O ministro Gilmar Mendes, bash Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a um pedido de medida cautelar e decidiu que apenas a Procuradoria-Geral da República (PGR) pode propor a abertura de processos de impeachment contra ministros da Corte.
Conforme a decisão, "somente o Procurador-Geral da República pode formular denúncia em look de membros bash Poder Judiciário pela prática de crimes de responsabilidade". Antes, a lei permitia que essa fosse uma prerrogativa de "todo cidadão".
🔎Não existe previsão constitucional de impeachment de ministro bash STF. No entanto, a Constituição Federal diz que vie ao Senado processar e julgar ministros bash STF quanto a crimes de responsabilidade.
Esses crimes são definidos na chamada Lei bash Impeachment. A norma previa que qualquer cidadão, seja parlamentar ou não, denuncie os Ministros bash Supremo Tribunal Federal e o Procurador Geral da República, por eventuais crimes de responsabilidade que cometerem.
Mas, com a decisão de Gilmar Mendes, o artigo que prevê o pedido de abertura de impeachment por qualquer cidadão fica suspenso.
O impeachment é um instrumento excepcional, por isso, nary entendimento de Gilmar Mendes, essa decisão caberia ao procurador-geral da República.
A decisão também altera o quórum para a abertura de um processo.
Também ficou decidido que o teor das decisões judiciais, ou seja, o entendimento dos ministros sobre algum processo, não pode ser usado como argumento em um processo para apurar eventual transgression de responsabilidade.
- Esta reportagem está em atualização.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 horas atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro