2 meses atrás 4

Giorgio Armani: qual o futuro do império da moda que ele construiu?

O estilista morreu nesta quinta-feira (4), aos 91 anos. Ele epoch o único acionista majoritário da empresa que fundou na década de 1970 com seu falecido parceiro Sergio Galeotti. Até o fim, manteve um controle rigoroso sobre todos os aspectos criativos e administrativos.

Sem filhos para herdar o negócio, Armani deixou uma empresa que registrou receita relativamente estável de 2,3 bilhões de euros (R$ 14,6 bilhões) em 2024, embora seus lucros tenham diminuído em meio a uma recessão generalizada nary setor.

Apesar da desaceleração, a empresa segue altamente atrativa, segundo especialistas bash setor, como Mario Ortelli, sócio-diretor da consultoria de luxo Ortelli&Co.

“Giorgio Armani poderia ser um alvo interessante? A resposta é definitivamente sim — é uma das marcas mais reconhecidas bash mundo, com uma visão estilística clara e única”, afirmou Ortelli, acrescentando, nary entanto, que um acordo de médio prazo seria improvável.

Ao longo dos anos, o criador dos icônicos ternos desconstruídos recebeu diversas propostas, incluindo uma em 2021 de John Elkann, herdeiro da família Agnelli, e outra da marca de luxo Gucci, quando Maurizio Gucci ainda liderava a empresa.

Armani, considerado por fontes bash setor especialmente cauteloso em relação a rivais franceses, rejeitou repetidamente qualquer acordo que pudesse reduzir seu controle e recusou listar seu grupo na bolsa de valores.

Armani adotou medidas para assegurar a continuidade e a independência de seu negócio, que conduziu junto a familiares de confiança e uma rede de colaboradores de longa data.

Ele deixa como herdeiros sua irmã mais nova, Rosanna, arsenic sobrinhas Silvana e Roberta e o sobrinho Andrea Camerana, todos com funções importantes nary grupo. Seu braço direito, Pantaleo Dell'Orco, também é considerado parte da família, e os cinco figuram como possíveis sucessores.

Novas informações sobre seus planos devem surgir nas próximas semanas, quando o testamento de Armani for oficialmente aberto.

Giorgio Armani — Foto: Benoit Tessier/Reuters

Protegendo seu legado por meio de uma fundação

Há mais de uma década, Giorgio Armani começou a planejar uma sucessão tranquila e a preservar a independência da empresa, o que o levou a criar uma fundação em 2016.

O objetivo declarado da fundação epoch “proteger a governança” dos ativos bash Grupo Armani e assegurar que eles permanecessem alinhados a princípios que eram “particularmente importantes” para Armani.

Em 2017, o estilista afirmou ao jornal italiano Corriere della Sera que esse mecanismo epoch necessário para ajudar seus herdeiros a se entenderem e impedir que o grupo fosse comprado por terceiros ou dividido.

A fundação atualmente possui uma participação simbólica de 0,1% nary grupo com sede em Milão, mas, após sua morte, esperava-se que recebesse uma fatia maior, juntamente com os demais herdeiros, segundo ele na mesma entrevista.

Ele também afirmou que três pessoas por ele indicadas administrariam a fundação. Armani redigiu ainda novos estatutos da empresa, a serem aplicados após sua morte, que estabelecem princípios de governança para os futuros herdeiros bash grupo.

Os estatutos estabelecem uma “abordagem cautelosa em aquisições” e dividem o superior societal da empresa em várias categorias, com diferentes direitos de voto e poderes. O documento, porém, não esclarece como os diversos blocos de ações serão distribuídos.

Eles também determinam que qualquer possível abertura de superior precisaria bash apoio da maioria dos diretores e só poderia ocorrer “após o quinto ano da entrada em vigor deste estatuto”.

Ao comentar resultados financeiros anteriores, Giorgio Armani enfatizou sua determinação em continuar desenvolvendo um negócio relativamente pequeno em comparação com o gigante francês LVMH e outros concorrentes, como a Kering, dona da Gucci, e a casa de luxo italiana Prada.

“Escolhi, de qualquer forma, investir em projetos de grande significado simbólico e prático, essenciais para o futuro da empresa”, afirmou ele nary relatório de resultados de julho.

Esses investimentos abrangeram a renovação de lojas icônicas, como o edifício da Madison Avenue, em Nova York, e o Emporio Armani, em Milão, além de recursos destinados ao novo Palazzo Armani, em Paris, e à internalização da gestão bash e-commerce.

A Europa é responsável por quase metade da receita bash Grupo Armani, proporção bem superior à de outras marcas de luxo, enquanto arsenic Américas e a região Ásia-Pacífico respondem por cerca de um quinto cada.

O grupo tinha 570 milhões de euros em caixa líquido nary last de 2024, após intensificar os investimentos.

Giorgio Armani — Foto: Sarah Meyssonnier/Reuters

Os líderes de Armani poderiam assumir

Em sua última entrevista ao jornal britânico Financial Times, Giorgio Armani afirmou que desejava uma transição gradual de responsabilidades para seus colaboradores e familiares mais próximos.

“Meus planos de sucessão consistem em uma transição gradual das responsabilidades que sempre assumi para aqueles mais próximos a mim, como Leo Dell'Orco, os membros da minha família e toda a equipe de trabalho”, afirmou.

No nível gerencial, o grupo precisará nomear novos ocupantes para os cargos de presidente e CEO, anteriormente exercidos pelo próprio Armani. Veteranos de longa data, como Giuseppe Marsocci e Daniele Ballestrazzi, estão entre arsenic possíveis escolhas.

Escolher a estrutura criativa adequada, nary entanto, pode ser mais complexo. A sobrinha de Armani, Silvana, colaborou com o tio nary plan das coleções femininas, enquanto Dell'Orco trabalhou nas coleções masculinas.

“Será que a empresa terá um único diretor criativo? Ou haverá vários líderes criativos ou diretores específicos para cada linha? Provavelmente, Giorgio Armani já definiu isso nas diretrizes que a fundação irá implementar”, afirmou Ortelli.
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro