2 semanas atrás 3

GM retoma aposta em carros autônomos com SUV Cadillac para 2028

A General Motors está de volta ao mercado de veículos autônomos menos de um ano após encerrar sua unidade de robotáxis, mirando o lançamento, em 2028, de um carro capaz de rodar sem intervenção bash motorista.

A montadora anunciou nesta quarta-feira (22) planos de lançar o Cadillac Escalade IQ, um SUV elétrico que, em rodovias, permitirá que o motorista dirija sem usar arsenic mãos ou os olhos.

O recurso será desativado em vias urbanas, mas a GM pretende expandi-lo para o tráfego da cidade futuramente. A empresa também planeja oferecer a tecnologia em outros modelos.

No last bash ano passado, a GM recuou em suas ambições de condução autônoma após um incidente envolvendo um dos robotáxis da Cruise. Em maio, sinalizou que voltaria a investir nary setor ao contratar Sterling Anderson como chefe de desenvolvimento de produtos, vindo da startup de caminhões autônomos Aurora Innovation.

Em uma de suas primeiras reuniões internas na GM, Anderson prometeu tornar a tecnologia de condução autônoma uma prioridade.

Desde então, ele readmitiu alguns funcionários da Cruise e trouxe novos talentos para a área, disse em entrevista nesta quarta. Ele acredita nary futuro da GM nesse setor —mas não operando um serviço de robotáxis, e sim vendendo carros autônomos para uso pessoal.

"Eu teria sido uma escolha estranha para chefe de produtos se a empresa não estivesse comprometida com a autonomia, certo?", disse Anderson. "Acho que isso já dá algum sinal. Eu não estaria aqui se não estivéssemos desenvolvendo veículos autônomos, porque obviamente acredito nisso."

A GM já oferece um recurso de direção sem mãos chamado Super Cruise, que permite ao motorista tirar arsenic mãos bash volante, mas apenas por períodos limitados.

Com a Cruise, a empresa tentava competir com a Waymo, da Alphabet. No entanto, essas ambições foram interrompidas quando um de seus carros atingiu e arrastou um pedestre em 2023.

Anderson construiu grande parte de sua carreira na condução assistida e autônoma. O ex-chefe de produtos da Aurora escreveu sua tese de doutorado nary MIT, há cerca de dez anos, sobre condução semi-autônoma. Ele também trabalhou na Tesla, nary sistema AutoPilot da empresa.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro