9 meses atrás 19

Gmail lança novo recurso para criptografar mensagens; saiba como funciona

O Google anunciou nesta terça-feira (1º), em comemoração ao aniversário de 21 anos do Gmail, a ampliação do uso de criptografia de ponta a ponta (E2EE) no e-mail para organizações de todos os portes. Segundo a empresa norte-americana, a iniciativa visa democratizar o acesso a comunicações seguras, antes restritas a instituições com grandes recursos de TI.

Anteriormente, a criptografia de e-mails exigia soluções complexas, como o protocolo S/MIME, que demandava gerenciamento de certificados e configurações técnicas avançadas e, agora, a função será nativa do servidor. Com a simplicação do processo, os usuários corporativos poderão mensagens E2EE para qualquer caixa de entrada com apenas alguns cliques — sem a necessidade de troca de certificados ou softwares adicionais. Veja, a seguir, como a tecnologia funciona, se vale a pena e como usá-la.

 Mariana Saguias/TechTudo Google anunciou a criptografia de ponta a ponta atrelada ao Gmail; confira — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

A nova funcionalidade, atualmente em fase beta, permite o envio de e-mails E2EE para usuários do mesmo domínio corporativo e prevê a expansão para qualquer usuário do Gmail ainda nas próximas semanas. A compatibilidade com qualquer provedor de e-mail também está prevista para ainda este ano.

Caso o destinatário não use Gmail, ele receberá um convite para visualizar a mensagem em uma versão restrita do serviço, garantindo a segurança dos dados. Com a ferramenta, organizações também poderão exigir que terceiros acessem e-mails criptografados somente nesse modo, evitando armazenamento em servidores externos.

Além disso, a atualização não se limita somente a mensagens. Ela também protege arquivos anexados, eventos de calendário e até reuniões no Google Meet, garantindo que toda a comunicação corporativa esteja sob o mesmo nível de segurança.

 Reprodução/Google Enviando e-mail com criptografia E2EE para não usuários do Gmail — Foto: Reprodução/Google

A funcionalidade está sendo liberada em fases. Atualmente, a criptografia já funciona para trocas internas em uma mesma organização. Nos próximos meses, será expandida para qualquer usuário do Gmail e, até o final do ano, para todos os provedores de e-mail.

Interessados podem solicitar acesso antecipado através do Google Workspace por meio de um formulário. Enquanto isso, administradores podem se preparar revisando as políticas de segurança e definindo quais equipes terão a criptografia ativada por padrão.

A resposta depende do fluxo de trabalho da empresa. Para negócios que priorizam privacidade, como escritórios de advocacia, instituições financeiras ou áreas da saúde, a novidade é um avanço, ao eliminar a complexidade do S/MIME (que exigia certificados digitais e configurações manuais).

Por outro lado, empresas que já usam soluções de criptografia de terceiros podem não sentir tanta urgência em usar. Ainda assim, a integração direta com o Google Workspace e a facilidade de uso tornam a atualização uma opção atraente para quem busca simplificar processos sem abdicar da segurança.

Veja também: 3 golpes online BOBOS que você precisa fugir!

3 golpes online BOBOS que você precisa fugir!

3 golpes online BOBOS que você precisa fugir!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro