A negociação da ação da Gol na Bolsa brasileira vem caindo. Desde janeiro de 2024, quando recorreu ao processo nos Estados Unidos equivalente à recuperação judicial no Brasil, o chamado Chapter 11, a Gol precisou receber aportes de capital dos principais sócios. Em maio deste ano, foram R$ 12 bilhões de sócios e capitalização de créditos de credores. Após a operação, a Gol Investment Brasil passou a deter cerca de 99,97% das ações ordinárias e 99,22% das ações preferenciais, deixando apenas 0,78% de free float, bem abaixo do mínimo exigido pela B3, de 15%.
A ação da Gol já tinha pouca liquidez, nem participava mais dos índices, então o custo de manter a empresa listada aqui não se justifica mais.
Fernando Siqueira, chefe de pesquisa da consultoria de investimentos Eleven
O passo seguinte é atrair capital e negociar ações no exterior. Desde 2022, quando a Gol entrou num acordo com a Avianca da Colômbia para criar a Abra, a companhia já sinalizava a intenção de consolidar as operações em um grupo internacional, com atuação em vários países e reduzir a dependência do mercado doméstico brasileiro. A reorganização societária proposta agora reforça essa estratégia, segundo especialistas.
Ao se juntar a outras operações do setor de aviação através da holding Abra, a Gol passa a fazer parte de um grupo maior, o que não só simplifica a governança, mas também fortalece a sua posição para negociar e competir em uma escala global.
Bruna da Costa Gomes, sócio do Eichenberg, Lobato e Abreu Advogados
Outra opção para seguir investindo na aviação nacional é a Azul Linhas Aéreas, terceira maior transportadora do país, com 28,4% do mercado. Mas a empresa também enfrenta os mesmos desafios, dizem analistas de mercado. Eles citam a carga tributária alta na querosene, custos operacionais e financeiros elevados e voláteis por causa das oscilações do dólar e do petróleo, além de uma receita que depende do ritmo da economia e do crédito.
A Embraer também pode atrair investidores. A empresa aeroespacial brasileira é outra empresa que pode receber parte do fluxo de recursos dos investidores que saírem de Gol e decidirem seguir no setor aéreo. A atividade da fabricante opera com margens operacionais maiores que as das transportadoras.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro