1 semana atrás 6

Golpe do falso banco: como reconhecer ligações suspeitas e denunciar

Eles vão dizer: 'Você reconhece essa transação? Você acessou a sua conta e transferiu R$ 10.000?' A pessoa, assustada, vai negar, ficar preocupada e, consequentemente, vulnerável. Bruno de Oliveira

Em seguida, pedem dados pessoais — CPF, senha — ou orientam a vítima a transferir via PIX para uma conta "segura". Na verdade, o dinheiro vai para os golpistas. Outra tática comum é pedir o número do cartão para clonagem.

Caso real

Oliveira conta uma coincidência infeliz: enquanto se preparava para dar esta entrevista, a diarista que presta serviço na casa dele foi vítima do golpe.

"Ligaram para ela dizendo que o cartão do banco havia sido clonado. Ela ficou desesperada. Pediram a senha e também que entrasse em uma chamada de vídeo para 'validar a biometria facial', supostamente para impedir o acesso de terceiros. Durante a conversa, os golpistas ainda perguntaram quanto havia de limite no cartão e outras informações pessoais — e, com medo, ela acabou respondendo. Na verdade, a ligação serviu para os criminosos acessarem a conta."

O procedimento de segurança foi entrar em contato com o banco, que recomendou, no primeiro momento, apenas bloquear o cartão. Também foi feito um Boletim de Ocorrência (B.O.).

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro