1 semana atrás 4

Golpes pelo WhatsApp: como se proteger de mensagens falsas

Bruno exemplifica: "Você fez um exame ou precisa retirar um documento. De posse dessa informação, o golpista entra em contato e fala: 'Olá, fulano, seu documento já está pronto aqui. Você pode vir buscar o documento ou podemos entregar com um custo de R$ 5'". De acordo com Bruno, o endereço que o golpista aponta como o de retirada sempre é distante do endereço da vítima. O fraudador também informa que, na entrega, só aceita pagamento via cartão.

A armadilha se fecha quando o entregador chega. "A pessoa chega em sua casa com um envelope de papel pardo, saca uma máquina de cartão e, no momento do pagamento, tenta clonar seu cartão ou realizar uma transação fraudulenta. Dependendo do limite do cartão, o desfalque pode ser de milhares de reais", alerta o consultor. Nesse caso, a expectativa da vítima em receber o item prometido a torna vulnerável.

Assim como no golpe do pedido de dinheiro via zap, Bruno enfatiza a importância de verificar a autenticidade do contato. "É importante checar se aquele contato do WhatsApp é verificado, se, de fato, aquele número é daquela empresa. Uma simples pesquisa de Google já resolve isso", orienta, ressaltando que é importante sempre desconfiar de ofertas que exigem pagamento de frete por cartão em situações incomuns.

Golpe do presente

Parecido com o golpe da entrega falsa, esse inclui um componente emocional à farsa: datas comemorativas. "No dia do seu aniversário, chega uma mensagem para você no WhatsApp: 'Olha, a empresa xis ou alguém que você conhece está enviando um presente'", descreve Bruno, explicando que os golpistas costumam citar que o presente é de alguma marca de chocolates, produtos de beleza etc.

Assim como no golpe anterior, o entregador chega com uma máquina de cartão adulterada e o desfecho é o mesmo: cartão clonado ou transação acima do valor combinado - e a vítima feliz da vida até abrir um presente de aniversário vazio. A dica de Bruno, além de verificar a autenticidade do contato, é desconfiar de presentes inesperados que exigem qualquer tipo de pagamento na entrega, especialmente via cartão.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro