Durante a Google Cloud Summit Brasil 2025, que acontece em São Paulo, o Google revelou que a adoção de agentes de inteligência artificial, modelos especializados de grande linguagem (LLMs) que podem planejar, raciocinar e executar tarefas de forma independente, ou seja, sem prompts, está sendo cada vez mais rápida no Brasil. Além disso, a Big Tech revelou projetos para atuar no setor público, na educação e deu destaque ao Agentspace do GoogleCloud, uma plataforma única para criar, gerenciar e adotar agentes de IA em escala no uso individual ou coletivo.
O TechTudo, que foi convidado para o evento, visitou o Google Cloud Space em São Paulo e explica o que são agentes de inteligência artificial, quais as principais novidades do evento para o público brasileiro e mais. Confira os tópicos abaixo.
Google aposta em agentes de IA e amplia presença no Brasil; veja o que muda — Foto: Reprodução/ Victor Bastos - São Paulo - O que são agentes de IA?
- O olhar do Google Cloud para o Brasil
- A Tradução simultânea no Google Meet chega aos clientes de Workspace
- Agentspace já permite criar, gerenciar e adotar agentes de IA em larga escala no Brasil
- Gemini for Government: O Uso da IA no setor público Brasileiro
- O uso do Google Cloud na educação brasileira
- Expandindo a presença no Brasil
Diferente de um Chatbot de inteligência artificial, como o ChatGPT, o agente de inteligência artificial é um modelo de linguagem ainda mais complexo que serve para tentar reproduzir o comportamento de tarefas humanas que exigem processos de planejamento, raciocínio e execução de tarefas de forma autônoma. Por isso, alguns agentes como a Manus AI não dependem tanto da especificidade do prompt desenvolvido pelo usuário. Isso dá ao software uma autonomia para fazer pesquisas e ainda questionar o uso para aprimorar o seu funcionamento, ao invés de só gerar respostas prontas a partir dos comandos feitos.
Google pretende levar o Google Cloud Summit Brasil para outras cidades do país ainda em 2025 — Foto: Reprodução/ Victor Bastos - São Paulo O olhar do Google Cloud para o Brasil
O Google Cloud compartilhou como está investindo no ecossistema brasileiro mais amplo com novas ofertas para o setor público, investimentos em educação e parcerias ampliadas. Segundo Thomas Kurian, CEO do Google Cloud, o Brasil é um dos mercados de tecnologia que mais cresce no mundo e conta com uma comunidade grande de startups e um ecossistema de desenvolvedores. Por isso, a companhia decidiu ampliar suas ofertas de tecnologia visando capacitar algumas empresas brasileiras, tanto públicas como privadas.
Tradução simultânea no Google Meet chega aos clientes de Workspace
Anunciada durante a Google I/O 2025 para o público geral, a tradução simultânea no Google Meet também estará disponível para os clientes do Google Workspace a partir desta quarta-feira (10/09). Esse recurso permite que palavras faladas sejam traduzidas para o idioma preferido do ouvinte, quase em tempo real, com baixa latência, preservando a voz, o tom e a expressão do falante. Os usuários do Google Workspace no Brasil que testarem essa experiência poderão traduzir português, espanhol, italiano, francês e alemão para o inglês.
Agentspace no Google Cloud
O Agentspace no Google Cloud é um recurso que oferece uma plataforma única para os usuários conseguirem criar, gerenciar e adotar agentes de IA em larga escala. Com ele, os usuários conseguem encontrar informações de todo o seu local de trabalho, sintetizá-las e entendê-las com a inteligência multimodal do Gemini Google e agir com base nelas com agentes de inteligência artificial. Os administradores de TI, por exemplo, podem aplicar controles de gerenciamento de identidade e acesso para garantir que o uso de agentes de IA pelos funcionários esteja alinhado com as políticas de segurança e governança de dados das empresas.
No evento realizado em São Paulo, o Head do Google Cloud no Brasil, Ricardo Fernandes, deu mais detalhes sobre como as informações das empresas são protegidas no sistema de arquivos em nuvem e como o Google estruturou a funcionalidade para garantir a privacidade desses dados tanto para as companhias como para os usuários.
Os dados são dos clientes e isso é protegido a partir do momento em que ele está treinando nosso modelo open source. Um ambiente de nuvem operado por um upper scaling ele é ultraseguro e esse é o nosso núcleo. Tanto IA quanto segurança digital são alavancadores de crescimento e pensar nesse ambiente sem segurança é impossível pra nós.
— Head do Google Cloud no Brasil, Ricardo Fernandes
A iniciativa "Gemini for Government" visa oferecer uma plataforma de inteligência artificial que inclui recursos avançados de pesquisa empresarial do Google, ferramentas multimodais para geração de vídeo e imagem e o NotebookLM para processos de pesquisa e análise. Os servidores públicos brasileiros poderão criar seus próprios agentes de IA para otimizar os fluxos de trabalho. O Google destaca que a oferta foi construída na infraestrutura de nuvem segura do Google, garantindo que dados governamentais confidenciais sejam protegidos.
O uso do Google Cloud na educação brasileira
O Google também anunciou novos eventos e ferramentas para capacitar os usuários no uso de recursos de inteligência artificial. Entre eles, foi anunciado o evento ‘Capacita+ aprender IA com o Google Cloud’. Segundo a empresa, esse será o maior evento de treinamento híbrido do Google Cloud na América Latina, treinando 200 mil profissionais não técnicos e estudantes em IA generativa com o Gemini Google em um único dia, em parceria com 50 universidades em 10 países. O objetivo do programa é estabelecer o título do Guinness World Records para a maior classe de IA híbrida e simultânea já realizada.
O Gemini for Education também está ancorado ao Agentspace e ele fornecerá às universidades de todo o Brasil acesso aos modelos premium de IA do Google, com proteção de dados aprimorada para garantir a privacidade dos alunos. Esses recursos estão integrados ao Google Workspace for Education e acessíveis aos educadores e estudantes em todo o Brasil.
Expandindo a presença no Brasil
Além da inauguração de um Google Cloud Space em São Paulo e a chegada de seu programa para startups a novas capitais, o Google anunciou que o evento Google Cloud Summit chegará ao Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife em novembro deste ano (2025). A iniciativa será realizada em conjunto com os parceiros do ecossistema do Google Cloud.
Veja também: Fim dos provadores de roupas? Gemini apresenta recurso inédito!
Fim dos provadores de roupas? Gemini apresenta recurso inédito!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
4 meses atrás
6
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/y/Y/G6YJLQQAqeyMwoWR1EZg/techtudo-18-m.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/6/w/ANbZg5QWeoHs924d7ENA/fotojet-2026-01-23t151601.749.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/I/W/SNHe4KTLKlmDA1kBrAyA/imagem-2026-01-23-125838613.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/I/t/plLVKeTUetoGptEF7prg/segcel.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro