8 meses atrás 16

Google Beam: tudo sobre a nova plataforma de chamadas de vídeo 3D com IA

O Google Beam é a nova plataforma de chamadas de vídeo 3D com IA anunciada pelo Google durante a Google I/O 2025. Anteriormente conhecido como Projeto Starline, o Google Beam é uma nova plataforma projetada com o objetivo de criar conexões mais realistas durante as chamadas de vídeo. De acordo com Andrew Nartker, gerente geral do Google Beam, esse resultado é consequência de um trabalho de anos, já que após o lançamento do projeto Starline, uma iniciativa de pesquisa com o objetivo de redefinir a comunicação por vídeo, o trabalho possibilitou conversas remotas que proporcionavam uma sensação de presença no mesmo lugar, sem a necessidade de óculos ou headsets especiais.

Abaixo, o TechTudo destaca os principais elementos do novo recurso e quais foram os seus destaques durante a Google I/O 2025.

Google I/O 2025 — Foto: Reprodução/Youtube Google I/O 2025 — Foto: Reprodução/Youtube

Al com o objetivo de criar conexões

A plataforma Google Beam usará inteligência artificial para habilitar uma nova forma de comunicação em vídeo sem se importar com a localização dos usuários. Esse modelo de vídeo volumétrico de IA faz com que essas chamadas pareçam totalmente 3D de qualquer perspectiva. Ele transforma fluxos de vídeo 2D padrão em experiências 3D realistas, permitindo que qualquer usuário se conecte de forma intuitiva.

O Google Beam foi desenvolvido com base na escala do Google Cloud, combinados a experiência do Google em IA. Isso permite que o Google Beam ofereça confiabilidade de nível empresarial, compatibilidade com seu fluxo de trabalho atual e comunicação por vídeo 3D realista. A combinação do modelo de vídeo de IA e da tela de campo de luz cria uma profunda sensação de dimensionalidade e profundidade. Isso permite que durante a chamada seja possível estabelecer contato visual, perceber sinais sutis e criar uma verdadeira sensação de proximidade, como se a conversa ocorresse localmente.

O rompimento da barreira linguística

Outro recurso que foi anunciado durante a transmissão ao vivo foi a tradução de fala simultânea com o Google Beam. Disponível hoje no Google Meet, a novidade permite que você tenha conversas autênticas, traduzidas quase em tempo real, mantendo a voz, o tom e as expressões. Essas conversas detalhadas e traduzidas parecem acontecer entre pessoas fisicamente presentes, comunicando-se apesar da distância e das barreiras linguísticas.

O Google Beam no local de trabalho

O Google anunciou também uma colaboração com a HP para lançar os primeiros dispositivos Google Beam no mercado para clientes selecionados ainda este ano. Em poucas semanas, será possível observar os primeiros produtos Google Beam da HP na InfoComm, que acontece entre os dias 10 e 12 de junho em Orlando, na Flórida. Além disso, a Big Tech também está trabalhando com algumas empresas referenciadas na área de chamadas de vídeo, como a Zoom, e parceiros de canal importantes, como a Diversified e a AVI-SPL, para levar o Google Beam a empresas e organizações no mundo todo.

Algumas organizações globais como Deloitte, Salesforce, Citadel, NEC, Hackensack Meridian Health, Duolingo e Recruit, também anunciaram o interesse em levar o Google Beam para as suas equipes de trabalho e segundo Angel Ayala, diretora-geral da Deloitte Consulting LLP, a Deloitte está entusiasmada com o Google Beam como um passo inovador e revolucionário na conexão humana na era digital.

Com informações de beam.google.

Veja Também: Essa é a IA mais humana lançada até hoje?

Essa é a IA mais humana lançada até hoje? Testamos a Manus — e vimos problemas

Essa é a IA mais humana lançada até hoje? Testamos a Manus — e vimos problemas

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro