8 meses atrás 40

Google Colab: saiba o que é, para que serve e como usar o site

O Google Colab, também chamado de Google Colaboratory, é um serviço em nuvem gratuito no qual é possível escrever e executar códigos em Python direto no navegador. A plataforma é bastante útil para programadores, cientistas de dados, pesquisadores de inteligência artificial, estudantes e demais pessoas interessadas na área. Um das maiores vantagens do Colab é que ele não exige nenhuma configuração avançada e ainda permite compartilhar projetos e ter GPUs gratuitas, unidades de processamento gráfico que renderizam imagens e vídeos. Nesse guia organizado pelo TechTudo, tire suas dúvidas e confira as principais informações sobre o Google Colab.

 Getty Images Google Colab é um serviço de nuvem gratuito para escrever e executar códigos em Python — Foto: Getty Images

Google Colab ou Google Colaboratory é uma plataforma online e gratuita, feita para escrever e executar código Python diretamente no navegador em notebooks Jupyter, plataforma de código aberto na web, sem precisar instalar nenhum software extra. Em resumo, o serviço em nuvem possui diversas funcionalidades úteis para aprender e criar projetos de ciência de dados e inteligência artificial sem precisar de configuração.

Além disso, a ferramenta dá acesso gratuito a GPUs, unidades de processamento gráfico que renderizam imagens e vídeos, fundamentais para treinar modelos de aprendizado de máquina, por exemplo. Também é fácil compartilhar projetos no Colab, visto que ele está conectado aos outros serviços do Google, como Google Drive, Google Docs e Google Planilhas, facilitando o trabalho em equipe.

 Anthony Riera/Unsplash Google Colab é uma plataforma online e gratuita para escrever e executar código Python diretamente no navegador — Foto: Anthony Riera/Unsplash

2. Como usar Google Colab?

Para usar o Google Colab, é necessário fazer login na conta Google. Depois, basta acessar a página oficial da ferramenta (https://colab.research.google.com/), na qual é possível iniciar um novo projeto ou explorar os que já existem. Em seguida, clique no botão "novo notebook", no canto inferior esquerdo do menu para acessar uma nova aba, onde é permitido escrever ou programar.

Antes de começar a escrever códigos, clique no botão "Conectar", no lado superior direito, para conectar o notebook aos recursos computacionais. Então, use o bloco de código para escrever e toque no botão de player à esquerda para executar o código Python ou use as teclas Ctrl+Enter. Para adicionar mais blocos de código ou texto, basta clicar nos botões "+ Código" ou "+ Texto".

 Reprodução/Thaisi Carvalho Google Colab é uma ferramenta útil para profissionais de tecnologia — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho

3. Google Colab só tem python?

Em linhas gerais, o Google Colab é conhecido por facilitar o processo de codificação em Python. e esse realmente é o foco desta plataforma. No entanto, vale ressaltar que os desenvolvedores, pesquisadores e demais usuários podem realizar alguns ajustes para fazer com que o Colab consiga rodar códigos em R, Julia, Swift e outras linguagens de programação.

 Danial Igdery/ Unsplash Google Colab é conhecido por facilitar o processo de codificação em Python — Foto: Danial Igdery/ Unsplash

4. Google Colab é de graça? Tem plano Pro?

Como mencionado anteriormente, o Google Colab é um serviço totalmente gratuito para os usuários. No entanto, existem também planos pagos que disponibilizam ainda mais benefícios. A opção Colab Pro custa R$ 58 por mês e dá acesso a GPUs mais rápidas e avançadas, memória maior e 100 unidades de computação por mês. Já o plano Colab Pro+ custa R$ 258 mensais e possui todas as vantagens da versão Pro, além de GPUs premium e execução em segundo plano por até 24 horas.

Empresas ainda encontram o plano Colab Enterprise, que se diferencia por ter integração com serviços do Google Cloud, como BigQuery e Vertex AI. Em resumo, o Enterprise permite compartilhar notebooks (arquivos IPYNB) e criar ambientes colaborativos, sendo que o preço varia conforme a empresa.

 Reprodução/Thaisi Carvalho Google Colab é gratuito, mas possui planos pagos com mais recursos — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho

5. Aplicações do Google Colab

Uma das aplicações possíveis é usar a ferramenta para treinar modelos de aprendizado de máquina, acessando GPUs para acelerar o processo. A plataforma também serve para ampliar as possibilidades de aprendizado em ciências de dados e programação, ao poder ser utilizada na criação de materiais de ensino interativos, a fim de que estudantes executem código Python diretamente no navegador.

Além disso, o Google Colab pode auxiliar no processamento de imagens e visão computacional, com treinamento de modelos capazes de detectar objetos em imagens. A ferramenta também consegue ser aplicada no desenvolvimento e treinamento de modelos aptos a processar linguagem natural.

 Reprodução/neilpatel.com Google Colab pode ser usado em diversas áreas, como aprendizado de máquina — Foto: Reprodução/neilpatel.com

6. Vantagens e desvantagens do Google Colab

Há várias vantagens em utilizar o Google Colab, a começar pela interface simples e fácil de usar. A plataforma traz vários benefícios gratuitamente, incluindo GPUs, possibilidade de compartilhar projetos facilmente e criar ambiente colaborativo em tempo real, além da integração com diversos serviços do Google e outras plataformas, incluindo GitHub, CodeSquire e muito mais. Por outro lado, as desvantagens do serviço são as funções limitadas na versão gratuita, que pode ter problemas com a velocidade de carregamento de novos bancos de dados.

Em comparação com a plataforma Jupyter Notebook, por exemplo, o Colab tem a vantagem de ser baseado na nuvem e não precisar da instalação de nenhum software, ao contrário do concorrente. Porém, o Jupyter também é um serviço gratuito e com interface intuitiva e interativa, além de suportar várias linguagens de programação. Já o GitHub, por exemplo, oferece integração do Microsoft Copilot para auxiliar na geração de códigos, enquanto o Colab utiliza recursos de IA do Gemini Google para auxiliar nesta tarefa.

 Fotograzia/Getty Images Veja vantagens e desvantagens do Google Colab — Foto: Fotograzia/Getty Images

Veja também: Essa IA me fez conseguir um emprego! Conheça o Character.ai

Essa IA me fez conseguir um emprego! Conheça o Character.ai

Essa IA me fez conseguir um emprego! Conheça o Character.ai

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro