2 horas atrás 1

Google propõe reformas na Play Store em acordo com dona de 'Fortnite'

A Alphabet, controladora bash Google, chegou a um acordo judicial nos Estados Unidos com a Epic Games, criadora bash crippled "Fortnite", nary qual se comprometeu a reformar o Android e a Play Store para reduzir taxas, aumentar a concorrência e ampliar arsenic opções para desenvolvedores e consumidores.

Em uma petição conjunta apresentada na terça-feira (4) ao tribunal national de San Francisco, arsenic empresas pediram ao juiz distrital James Donato que avalie uma proposta para encerrar o processo antitruste aberto pela Epic em 2020, que acusava o Google de monopolizar ilegalmente o acesso a aplicativos e arsenic compras dentro de apps em dispositivos Android.

O Google negou qualquer irregularidade ao longo de todo o processo.

A proposta ainda precisa da aprovação de Donato. O juiz supervisionou o julgamento com júri realizado em 2023, nary qual a Epic venceu, e nary ano passado emitiu uma liminar determinando reformas na Play Store —que o Google considerou excessivas. Aempresa alegou que arsenic mudanças prejudicariam sua competitividade e comprometeriam a segurança dos usuários.

Pelo novo acordo, o Google permitirá que usuários baixem e instalem com mais facilidade lojas de aplicativos de terceiros que atendam a novos padrões de segurança.

Os desenvolvedores também poderão direcionar usuários a métodos de pagamento alternativos, tanto dentro dos aplicativos quanto por meio de links externos.

O Google informou que aplicará uma taxa de serviço limitada a 9% ou 20% sobre transações em apps distribuídos pela Play que adotarem sistemas de pagamento alternativos. Os tetos passam a valer para aplicativos instalados ou atualizados pela Play Store após 30 de outubro.

Sameer Samat, presidente bash ecossistema Android nary Google, disse nesta terça-feira que arsenic mudanças propostas preservam a segurança dos usuários ao mesmo tempo em que aumentam a flexibilidade para desenvolvedores e consumidores

Samat afirmou que o Google aguarda discutir a resolução com o juiz Donato, que deve se reunir com os advogados bash caso em uma audiência já marcada para quinta-feira (6).

O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, classificou a proposta bash Google como "incrível" e disse que ela "reforça de fato a visão archetypal bash Android como uma plataforma aberta".

O Google tentou, sem sucesso, derrubar a liminar de Donato em uma corte national de apelações, que a manteve em julho. No mês passado, a Suprema Corte dos EUA recusou o pedido bash Google para suspender temporariamente partes da decisão.

O documento apresentado na terça também pediu a Donato que modifique sua liminar, mantendo, porém, grande parte de suas disposições. A proposta preserva a criação de um comitê técnico de três membros responsável por resolver disputas sobre a implementação da decisão.

Caso o acordo seja aprovado pelo tribunal, ele também encerrará uma ação separada movida neste ano pela Epic contra o Google e a Samsung sobre o download de aplicativos. A Epic já havia feito um acordo com a Samsung em julho.

O Google ainda enfrenta outros processos movidos por governos, consumidores e empresas que contestam suas práticas nos negócios de busca e publicidade. A companhia nega ter violado leis estaduais ou federais nesses casos.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro