8 meses atrás 17

Google vai usar IA para combater golpes no Chrome; saiba como

O Google revelou novos recursos de inteligência artificial para aumentar a segurança dos usuários no Google Chrome e no sistema operacional Android. Conforme anúncio divulgado na última quinta-feira (8), as ferramentas visam combater golpes online e ameaças. A partir de agora, o Gemini Nano, modelo de linguagem avançado da empresa, está integrado ao modo de proteção aprimorada da navegação segura no Chrome, sendo o nível mais alto de proteção do navegador em computadores. Já os usuários de Android, poderão usar IA para não receber notificações indesejadas, sobretudo de sites fraudulentos. A seguir, saiba mais sobre as novidades.

 Nathana Rebouças/Unsplash Google anuncia novas ferramentas de IA para reforçar a segurança dos usuários no Google Chrome e no Android; confira — Foto: Nathana Rebouças/Unsplash

Gemini Nano no Google Chrome

A primeira novidade é a integração do Gemini Nano, modelo de linguagem (LLM) do Google, no modo de proteção aprimorada do Google Chrome. Esse é o maior nível de proteção do navegador e fica localizado nas configurações de Navegação Segura. Dessa forma, os usuários ganharão uma camada extra de proteção contra phishing e outros golpes virtuais, em comparação ao modo de proteção padrão do navegador em computadores.

Vale ressaltar que o Gemini Nano permite gerar avisos instantâneos sobre sites potencialmente perigosos, mesmo que sejam golpes novos. Isso porque a IA possui uma grande capacidade de entender e sintetizar a complexidade dos websites, o que é útil para identificar novas fraudes. O Google ainda informou que já está utilizando a ferramenta para proteger os usuários contra golpes de suporte técnico remoto, que, segundo a empresa, são uma das maiores ameaças na Internet atualmente. Em breve, essa proteção deverá ser estendida para dispositivos Android e outros tipos de golpes.

O Google também revelou o uso de IA para lançar novos avisos no Chrome para Android, com o intuito de evitar que o usuário receba notificações indesejadas, especialmente se a pessoa acessou um site fraudulento recentemente. Isso porque essas páginas mal-intencionadas podem seguir enviando notificações visando enganar as vítimas, mesmo se elas já tiverem fechado o site no navegador.

Para evitar incômodos, quando o modelo de aprendizado de máquina do Chrome detectar uma possível notificação indesejada, a pessoa receberá um alerta com a opção de cancelar a assinatura e não receber mais notificações ou visualizar o conteúdo bloqueado. Caso o usuário entenda que houve um erro, é possível selecionar a opção para continuar recebendo notificações de determinado site.

Vale lembrar que, recentemente, o Google também lançou novos recursos que usam IA no Google Mensagens e no Google Phone para proteger os usuários do Android de fraudes que envolvem ligações ou mensagens de texto. A empresa afirma que os avanços em IA permitem analisar grandes volumes de texto na web, além de identificar páginas fraudulentas e detectar possíveis ameaças.

Veja também: 3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

Mais recente Próxima Recebeu e-mail de redefinição de senha sem pedir? Saiba o que fazer
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro