2 semanas atrás 7

Governador de Roraima pede fechamento da fronteira com a Venezuela e teme onda de refugiados

O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), pediu ao governo Lula que fecha provisoriamente a fronteira com a Venezuela enquanto a situação no país vizinho permanecer instável.

"Sugeri aos ministros com quem conversei o fechamento provisório neste período mais crítico, até que a estabilidade retorne", disse ao Painel.

Ele afirma ter conversado na manhã deste sábado (3) com os ministros Rui Costa (Casa Civil), José Mucio (Defesa), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).

Denarium diz que se preocupa com um afluxo grande de refugiados venezuelanos em razão da ação militar dos EUA contra Nicolás Maduro.

"A Venezuela não cabe dentro de Roraima. O estado já tem um custo muito alto para lidar com os venezuelanos que entram no Brasil pela nossa fronteira", afirmou.

Segundo o governo estadual, atualmente de 300 a 500 venezuelanos entram pela fronteira de Pacaraima todos os dias. No pico, em 2019, chegaram a ser 1.500 por dia. "Esse patamar pode retornar rapidamente".

Mensalmente, cerca de 2.000 são interiorizados pela Operação Acolhida do governo federal, ou seja, enviados para outros estados já com promessa de empregos.

De acordo com Denarium, vivem atualmente no estado cerca de 190 mil venezuelanos, para uma população total de 700 mil.

"Cerca de 30% do gasto do estado com saúde atende a essa população venezuelana. Da mesma forma, cerca de 30% das ocorrências criminais em Roraima envolvem esses imigrantes",afirma.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro